domingo, 7 de abril de 2013

Show das Águas recebe últimos ajustes para edição em Itapiranga

Evento oferece serviços de saúde, empreendedorismo, meio ambiente e educação, de 9 a 13 de junho.

Foto: Michel Guerreiro.
Secretário-geral da Fundação Rede Amazônica, Márcio Costa. Foto: Michel Guerreiro.

ITAPIRANGA – Pesquisadores, secretários de governo, militares, profissionais da mídia, diretores de escolas e de hospitais reuniram-se, neste sábado (6), na cidade de Itapiranga (a 356 quilômetros de distância de Manaus) para definição os últimos ajustes para o Show das Águas e Meio Ambiente. Neste ano, o evento acontece de 9 a 13 de junho, em Itapiranga.
O Show das Águas e Meio Ambiente é realizado pela Rede Amazônica e Fundação Rede Amazônica, desde 2000, e leva serviços sociais gratuitos para as cidades onde é apresentado. Os municípios de Presidente Figueiredo, Iranduba, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Novo Airão e Autazes já receberam edições do evento.
Serviços nas áreas de meio ambiente, educação, saúde e empreendedorismo serão oferecidos, como explica o secretário-geral da Fundação Rede Amazônica, Mário Costa. “Levantamos todas as necessidades e o município de Itapiranga receberá atendimento em diversas especialidades médicas como ginecologia, otorrinolaringologia, cardiologia e obstetrícia, com o devido suporte profissional do Exército, Aeronáutica e Marinha”, explicou Costa sobre os serviços de saúde.
Mais de 20 oficinas e palestras com foco sócio-ambiental marcarão os cinco dias de evento. Uma delas é sobre a meliponicultura de abelhas: manejo de abelhas sem ferrão, como definiu o pesquisar do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Carlos Roberto Bueno – ele preside o comitê organizador do evento. “Esse tipo de abelhas apresenta o mel mais recomendado para produção de medicamentos, do que para alimento. A oficina vai mostrar como essas abelhas podem ser criadas para benefícios nutracêuticos”.

Educação
“Os projetos de educação ambiental estão organizados para mobilizar as redes municipais e estaduais de ensino. Serão tratados assuntos como unidades de conservação, recursos naturais e hídricos, futuro dos quelônios, visão potencial do peixe na região, com considerações à Agenda 21 Escolar”, explicou a coordenadora de educação ambiental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Thelma Prado, sobre as ações do evento na área de educação.

Originário da Amazônia, rico em aminoácidos, flavonóides e, principalmente, vitamina C, o camu-camu é uma fruta facilmente encontrada em Itapiranga. Os processos de utilização, consumo e comercialização serão apontados na semana do Show das Águas e Meio Ambiente.
“Esse é um fruto mais poderoso em vitamina C que a própria acerola e combate febres e virose. Com o extrativismo, ele é coletado nas plantações das águas do rio. A ideia é orientar os interessados para que foquem na plantação do camu-camu em terra firme para criar um mercado mais prático de comercialização e consumo”, apontou o pesquisador do Inpa. Segundo Bueno, os munícipes poderiam embalar o produto e potencializar o setor da produção local com polpas de camu-camu e melhorar a renda das famílias extrativistas.

Logística
A prefeitura de Itapiranga definiu de que forma vai atuar no evento. “Começamos a mobilizar as 11 secretarias de Itapiranga e seus técnicos para viabilização de hospedagem, alimentação, transporte dos convidados, parceiros e artistas participantes”, adiantou o prefeito da cidade, Nadiel Serrão. As comunidades como Jacarequara, Maanaim, Cesareia, Amaro, Caribi, Flexal e Enseada, entre outras, serão incentivadas a participar do Show das Águas e do Meio Ambiente.

O coronel Jorge Almeida, do Comando Militar da Amazônia (CMA), confirmou participação do órgão em diversas atividades e serviços. “Levaremos odontólogos, médicos especialistas, banda de música, apresentação de salto livre, circunscrição de serviço militar e apresentação da 12ª Companhia de Polícia do Exército, com motocicletas de batedores militares”, pontuou o coronel. Ele garantiu, também, demonstrações de cães da Polícia do Exército e orientações do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) quanto à picada de animais peçonhentos, como cobras.

Portal Amazonas - Michel Guerrero - jornalismo@portalamazonia.com 

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA