domingo, 7 de abril de 2013

Parintins registra 9 casos de AIDS somente em janeiro e põe em alerta secretaria de saúde

aids-ter-e-nao-ter 01
A Secretaria Municipal de Saúde de Parintins está em alerta total devido aos casos de incidência do vírus HIV, registrado somente no começo de 2013. Segundo apurou o BLOGdaFLORESTA foram 9 casos confirmados até dia 31 de janeiro. Durante todo o ano passado a Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Gerência de Vigilância Epidemiológica, registrou 16 casos. Sendo 8 do sexo masculino e 8 do sexo feminino. Segundo a enfermeira Socorro Dias Granado, gerente municipal de programas de DST’s, o surgimento de novos casos são reflexos do trabalho de conscientização realizado pela prefeitura.  
Devido à alta incidência dos casos de AIDS, Socorro Granado diz que a administração do prefeito Alexandre da Carbrás (PSD) oferece cursos de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), médicos e demais profissionais de nível superior, tanto da zona rural como urbana, no sentido de realizar o trabalho com as pessoas diagnosticadas com o vírus.
Da incidência de 2012, duas mulheres grávidas, uma da cidade de Barreirinha e outra da cidade de Nhamundá vieram realizar tratamento em Parintins.

Mais do total de 1.300 casos de DSTs
Pelos dados de 2012 foram notificados das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), um total de 1.380 (mil trezentos e oitenta) casos, sendo 77 (setenta e sete)homens e 1.303 (mil trezentos e três) mulheres infectadas.
Na avaliação de Socorro Granado, esse número de DSTs é pequeno, haja vista casos não registrados, onde as pessoas procuram a ajuda de farmácias, amigos e não notificam o problema nas Unidades de Saúde. A enfermeira Granado frisa que principalmente as mulheres devem ter consciência e cuidado quanto à saúde, usar preservativo e precaver doenças que afetem a si mesmas e aos familiares.

Mulheres devem tomar a frente e usarem camisinha feminina
A gerente municipal de programas de DST’s ressalta que os profissionais da área de saúde realizam orientação quanto ao uso da camisinha feminina, já que os homens se recusam a usar o preservativo masculino.
Socorro Granado critica que os preservativos femininos são caros e que a secretaria disponibiliza gratuitamente, junto à orientação, e as mulheres não procuram. A enfermeira lamenta porque em 2012, caixas de preservativos venceram, mas que em 2013 a Secretaria de Saúde tem o compromisso de atingir a classe feminina com a distribuição da camisinha.
O CTA Parintins, Centro de Teste Rápido de DST’s e HIV, entrega o resultado na hora, os Postos de Saúde dispõe de médicos e outros profissionais, a secretaria mobiliza por meio de campanhas de orientação. “O número de mulheres infectadas é superior a dos homens, não só pelo fato deles não procurarem os postos, mas as mulheres devem pensar nelas mesmas e não esperar que eles usem o preservativo, porque eles não vão usar”, afirma.

Blog da floresta/Hudson Lima

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA