quinta-feira, 11 de abril de 2013

Câmara Municipal de Manaus desconhece anseios da população


Presidente da Comissão de Legislação Participativa, vereador Bibiano, não tem dados sobre atividade da própria comissão, criada em 2001.
Vereador Bibiano. Foto: Assessoria/Divulgação
Vereador Professor Bibiano é o atual presidente da Comissão de Legislação Participativa. Foto: Assessoria/Divulgação
MANAUS – A função essencial de parlamentares é a criação de leis para melhorar a vida da sociedade em geral. Uma das formas de cumprir esta função é receber demandas da população e, na medida do possível, transformá-las em leis. Na Câmara Municipal de Manaus (CMM) este trabalho é da Comissão de Legislação Participativa (Comlep) – ou pelo menos deveria ser.
Criada em 2001, a comissão não tem dados sobre a quantidade de demandas recebidas da população; tão pouco se alguma delas recebeu análise dos vereadores para integrar a legislação municipal. É o que apurou a reportagem do portalamazonia.com ao questionar o presidente da comissão, vereador Professor Bibiano.
Bibiano explicou que para o biênio 2013-2014, as reuniões da comissão acontecem toda sextas-feira, às 11h, na sede da câmara. “Quanto às pautas das reuniões, elas são estabelecidas conforme as demandas apresentadas pela sociedade civil organizada, sendo que também estão previstas a realização de mini-debates acerca de assuntos prioritários para a sociedade, como Saúde, Educação, Transporte, Água, Políticas Sociais, entre outros”, explicou o vereador. Os demais membros-titulares da comissão são os vereadores Jairo da Vical, Roberto Sabino e Dr. Gomes.
A Comlep existe para estimular a participação da sociedade civil organizada na CMM, com acesso ao poder legislativo “de maneira que os cidadãos comuns, homens e mulheres, representados pelos vereadores, possam levar ao parlamento sua percepção dos problemas, demandas e principalmente, propostas de melhoria para a cidade”, conforme explicou o presidente da comissão.
Questionado sobre quantas e quais demandas a comissão recebeu, Bibiano restringiu-se a dizer que há necessidade de intensificar a interação entre a sociedade e o poder legislativo municipal. Ainda assim, ele garantiu que a “Comissão de Legislação Participativa teve papel importante, ao longo dos anos”, contradiz-se, já que a comissão não tem registro da própria atividade legislativa em mais de uma década de “trabalho”.
O vereador garantiu que fará uma “séries de audiências para tratar de diferentes assuntos”. Ele destacou a parceria da Comlep com o Fórum do Orçamento Participativo, onde “foram apresentadas centenas de emendas ao orçamento municipal e realizadas palestras em instituições de ensino, incluindo escolas de ensino médio, universidades e faculdades”.
Sobre a falta de informações sobre as atividades da Comlep, Bibiano disse que “no caso de demandas de anos anteriores, está sendo feito um grande levantamento histórico acerca do trabalho realizado até o momento pela comissão, com previsão de encerramento em curto prazo”, argumentou Bibiano, sem definir quando terminaria o “grande levantamento histórico”.

Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA