domingo, 7 de abril de 2013

Pesquisa mostra índices sobre mobilidade urbana

Terminal de integração da avenida Constantino Nery, Centro – foto: divulgação
Terminal de integração da avenida Constantino Nery, Centro – foto: divulgação

Manaus conquistou as piores colocações nos indicadores de mobilidade urbana, segundo pesquisas divulgadas pelo portal Mobilize, organizado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Associação Abaporu.
Os quesitos que analisam a existência de calçadas, placas de rua, arborização e a quantidade de ‘passes de ônibus’ que podem ser adquiridos com a renda média mensal da população, renderam à capital a última colocação. Os dados foram contestados por alguns gestores municipais.
Segundo a pesquisa, a renda mensal do manauense o permite adquirir 332 passagens de ônibus ao mês. O dado deixou a capital na última colocação, atrás de Salvador (BA), com 402, e Campo Grande (MS), com 437. O primeiro lugar ficou com Brasília (DF), com 1.049, seguido de Florianópolis (SC), com 777, e Porto Alegre (RS), com 746.
Segundo pesquisa, 50,4 % dos domicílios de Manaus possuem calçada no entorno. A penúltima colocação foi de Florianópolis, com 62,3%. As capitais com maior quantidade de domicílios servidos de calçadas foram Belo Horizonte (MG), com 93,7%, e São Paulo (SP), com 92,6%.
A ausência de placas de rua também foi constatada no levantamento. Segundo o portal, apenas 41,5% dos domicílios possuem identificação de logradouro no entorno. As cidades mais bem colocadas foram Goiânia (GO), com 93,9%, e Curitiba (PR), com 93,2%.
Até na avaliação da arborização, Manaus foi enquadrada na última posição. Apenas 23,9% dos domicílios possuem arborização nas proximidades. O ouro foi para Campo Grande, com 96,3%, e a prata, para Goiânia, com 89,3%.
No indicador que mede a quantidade de domicílios com rampa para cadeirantes nas proximidades, Manaus também ocupou a antepenúltima posição, com 2,4 a cada 40 domicílios. Os últimos lugares são de Salvador, com 2,2, e Fortaleza (CE), com 1,6. Campo Grande ocupa a primeira posição, com 24,7.

Jornal Em tempo - |


Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA