Comissão da Assembleia do Amazonas fará levantamento sobre obras em portos
Após discutir os problemas estruturais do projeto do complexo de Itacoatiara, a Comissão decidiu avaliar os projetos de todos os municípios.
Manaus - A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) fará um levantamento da situação dos Portos de todos os 61 municípios do interior do Estado. A medida foi definida nesta segunda-feira (8) em reunião da Comissão do Porto de Itacoatiara, realizada para discutir uma solução para o porto do município que há oito anos está em obras.
Após discutir os problemas estruturais do projeto do complexo de Itacoatiara, a Comissão decidiu avaliar os projetos de todos os municípios, segundo o presidente da Comissão, deputado Cabo Maciel (PR). “A maioria dos portos enfrenta o mesmo problema porque os projetos não levam em consideração as mudanças e características da nossa região”, disse. Os municípios de Humaitá, Tabatinga, Manacapuru, Tefé e Parintins serão os primeiros a receber a visita da comissão.
Durante a reunião, deputados estaduais e vereadores de Itacoatiara também decidiram pedir o embargo da construção do novo porto de Itacoatiara em uma audiência com o ministro dos Transportes, César Borges (PR).
Segundo o vereador de Itacoatiara João Bosco Rodrigues (PP), o terreno em que será construído o novo porto é alagadiço e areoso. “O Dnit gastará R$ 28 milhões só em aterro enquanto temos outro terreno que não será necessário aterro algum”, disse.
Para o vereador Air Neto (PSD), o embargo vai atrasar a construção do novo complexo e prejudicar o município.
Ainda durante o encontro, o capitão da Capitania dos Portos, Paulo César Machado, decidiu autorizar o funcionamento temporário do porto de Itacoatiara para embarque e desembarque de passageiros e pequenas cargas até que as obras sejam reiniciadas. O porto não funciona normalmente há mais de seis meses.
Portal Amazônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário