terça-feira, 8 de agosto de 2017

PENAROL - O leão de Itacoatiara comera 70 anos de fundação
































Diretoria do Penarol


Saiba um pouco da sua história


O Penarol Atlético Clube é uma agremiação esportiva de Itacoatiara, no estado do Amazonas, fundada a 8 de agosto de 1947. Suas cores são o azul e o branco. É bicampeão Amazonense (2010-11).


Na primeira metade do Século XX, mais precisamente nos anos 40, o Uruguai era a grande força do futebol mundial, vinha de duas conquistas Olímpicas, 1924 (Paris) e 1928 (Amsterdã) e uma Copa do Mundo em 1930 a primeira realizada no próprio Uruguai, em homenagem às suas conquistas Olímpicas. Por volta de 1946 o time do Peñarol era a grande sensação no Uruguai, e gozava de enorme fama no cenário mundial. Então, com a Europa do pós-guerra em reconstrução, o mercado futebolístico restringia-se à America do Sul, daí a razão pela longa excursão do Peñarol, por toda a Costa brasileira; desde o Rio Grande do Sul até Belém, e foi aí que se decidiu estendê-la até Manaus, como Itacoatiara era parada obrigatória de todos os navios com destino a Manaus, a delegação, resolveu fazer um treino técnico-desintoxicante no campo, onde mais tarde seria construído o Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra. E a população ao tomar conhecimento do evento, compareceu em grande número para ver os astros do esquadrão do Peñarol, que à época era a base da Seleção “Celeste” do Uruguai, e que alguns anos mais tarde, vários destes atletas que por aqui passaram, levariam o Uruguai ao bi-campeonato Mundial em pleno Maracanã no Rio de Janeiro.



Quase um ano depois, quando ainda era latente a lembrança da passagem por Itacoatiara daquele timaço Uruguai, um grupo de jovens e visionários amigos, entre eles Luis Calheiros Gama, Laureano Seixas, José Lemos de Abreu e Sebastião Mestrinho, liderados por Marcos Esteves, fundou em 08 de agosto de o nosso vitorioso Penarol Atlético Clube, agora sem o til (~). Sendo Sebastião Mestrinho, há época oficial da Mesa de Renda do município, eleito por aclamação, o primeiro presidente do Clube.

Em 1980 o Clube disputou o seu primeiro Campeonato Amazonense de Futebol, seguindo na disputa ininterruptamente até 1989, depois disputou em 1991 e 1993, daí só retornando em 2007 via Série B do amazonense, do qual foi Vice-campeão em 2008, quando ascendeu à elite do futebol amazonense, e já em 2010 sagra-se Campeão Amazonense, conquistando com isso o direito de representar o Amazonas na Copa do Brasil 2011 contra o Paysandu do Pará, com quem travou uma acirrada disputa, tendo sido eliminado após uma derrota (2×3) em Itacoatiara e empate (2×2) em Belém e Campeonato Brasileiro Série D – 2011, que começa em julho. Sendo este o nosso grande objetivo no presente exercício. Já que este ano conseguimos o Bicampeonato em disputa acirrada com o Nacional de Manaus. 

Fundação

O Penarol foi fundado por Luiz Calheiros Gama, Marcos Esteves, Sebastião Mestrinho, Simões Sales de Souza, Laureano Seixas e Antônio Gesta Filho no dia 8 de agosto de 1947[1].

Nomes e Cores
Em 1947 o Peñarol do Uruguai fazia uma excursão pela Região Norte do Brasil, onde o time de Montevidéu fez uma viagem de barco de Belém do Pará a Manaus no Amazonas e parou em Itacoatiara para realizar um treino. Assim o clube serviu de inspiração para o nome do então novo clube do interior amazonense, as suas cores foram inspiradas no Nacional de Manaus que era o clube mais popular no estado.

Para o nome foram feitas as seguintes sugestões:
Penarol - em homenagem ao clube uruguaio.
Nacional - em homenagem ao clube de Manaus
Rio Negro - outro clube manauara
Amazonas - em homenagem ao estado
Portuguêsa

Ao final, foi feita uma votação que ficou empatada entre Peñarol e Nacional, logo foi escolhido o nome em homenagem ao clube estrangeiro, e as cores em homenagem ao clube de Manaus.

Torcidas

-Torcida Leões da Velha Serpa (ativa)
-Torcida Organizada Loucos do Penarol (ativa)
-Torcida Fuzaca do Leão (ativa)


Mascote: Leão
Resultado de imagem para penarol de itacoatiara

Primeiros campeonatos

O Penarol foi o primeiro clube do interior a participar do Campeonato Amazonense, apesar de fundado em 1947, o primeiro Campeonato Amazonense de Futebol que disputou foi em 1980 e jogou seguidamente até 1989 e os anos de 1991 e 1993[2].
Retorno ao profissionalismo

Em 2006, o Fast Clube, time tradicional de Manaus, resolve mandar seus jogos no município de Itacoatiara e, ao chegar ao vice-campeonato amazonense, muitos dos torcedores pedem a volta do clube original e tradicional de Itacoatiara, pois o fato do Fast ser original de Manaus desagradava a população, que queria ver um time de sua terra jogar.


Série B do Amazonense 2007

Com o sucesso do Fast e com a volta da Série B do Amazonense, o clube volta ao profissionalismo em 2007, estreando, em Itacoatiara, contra o Holanda, perdendo por 1x0.

No primeiro Turno ficou em segundo lugar, atrás somente do Holanda. No segundo turno a equipe caiu de produção, ficando em penúltimo lugar.

No geral a equipe foi o 5º colocado na Série B do Amazonense em 2007, que marcava a volta da equipe aos campos profissionais.


Serie B de 2008 e o acesso

No ano de 2008 a equipe consegue o vice-campeonato da Série B e, consequentemente, o acesso para a 1ª divisão do Amazonense, ao lado de Rio Negro e CDC Manicoré.


A volta à elite do futebol Amazonense

Em 2009, na sua volta à primeira divisão amazonense, faz uma boa campanha no primeiro turno. Prejudicado com a fórmula de disputa do segundo turno, o clube caiu de rendimento e no geral ficou na 5º colocação entre dez times, com 21 pontos ganhos.


2010, Campeão Amazonense


Em 2010, três anos após seu retorno ao profissionalismo, o Leão da Velha Serpa faz, indiscutivelmente, a melhor campanha dentre todos os 10 clubes participantes, culminando com o título amazonense, conquistado em cima do Fast Clube ganhando os dois jogos da decisão por 1 a 0 e aumentando ainda mais o jejum do Tricolor de Aço, que amarga 40 anos sem título. Esse foi o primeiro título amazonense do clube de Itacoatiara em 63 anos de história. A conquista deu direito ao Penarol de disputar a Copa do Brasil de 2011 e a Série D de 2011.

2011, o Bicampeonato
Em 2011, o Penarol surpreendeu mais uma vez. Após uma campanha regular nos respectivos turnos, o time itacoatiarense jogou quatro vezes contra o Nacional de Manaus, (duas vezes nas finais dos dois turnos e duas vezes na Taça que valeria o Campeonato Estadual.) no qual obteve uma vitória e três empates, sendo que, em jogos que houve dois empates, o Leão da Velha Serpa decidiu nos pênaltis e teve uma derrota e uma vitória, sendo a última culminante no bicampeonato estadual. Sendo assim, o time, então dirigido por Uidemar Oliveira, é o único do interior do estado a obter dois títulos seguidos, desbancando até mesmo os principais times da capital amazonense.
Anos seguintes

O clube passou por uma fase, entre 2012 e 2015, em que figurou sempre entre os quatro primeiros da tabela do Campeonato.

Em 2016, quando a Federação Amazonense de Futebol mudou o Barezão para o segundo semestre do ano, o clube se mostrou contrário à decisão e se recusou a participar, portanto ficou sem competições profissionais naquele ano [3].
Retorno à Série B em 2017.

No final de 2016 o clube anunciou que participaria da Segunda Divisão do Amazonense em 2017 e, junto a outras três equipes, buscaria o acesso à Primeira Divisão do mesmo ano[4][5]. No final do mês de Dezembro anunciou o técnico Fábio Luiz, que trabalhou no clube no bicampeonato de 2011, como comandante da equipe para a disputa do acesso.

No início do ano, durante a apresentação do elenco e da comissão técnica, o presidente Ila Rabelo anunciou que o clube iria ter uma fornecedora de material esportivo própria, a Patada do Leão, nos moldes do que o Paysandu fez em Belém com a marca Lobo, sendo o primeiro clube amazonense a realizar tal feito, como forma de buscar renda a longo prazo. [6]

A campanha do time na Segunda Divisão foi sem surpresas. Após um retrospecto satisfatório, garantiu o retorno à Elite já ao final da Primeira Fase. Como consequência, dispensou o técnico Fábio Luiz e mais seis atletas [7] e anunciou Humberto Santos, que vinha de uma carreira vitoriosa no Nordeste [8], além de outros três jogadores. Ao fim da fase classificatória, enfrentaria o Holanda na grande final, porém uma tragédia atingiu o time rio-pretense: o presidente do clube, Leão Braúna, foi encontrado morto apenas três dias antes da partida [9]. O Leão da Velha Serpa então abdica ao título da Segundona e fica com o segundo lugar.[10]

Antes do Barezão, disputou a volta do Torneio Início e foi eliminado pelo Fast ainda na primeira rodada, ao ser derrotado por 1x0 pelo time tricolor.

Hino do Penarol




Letra do hino do Penarol

Tenho orgulho de ser Penarol
Este time tantas vezes campeão
Suas cores guardo no coração
Feliz de quem veste a camisa azul e branca

A velha serpa com gesto mil
Levanta o estandarte da vitória
Sai do peito um grito forte que diz
Feliz de quem veste a camisa azul e branca

Só quem traz no peito esse amor
Sabe bem o que é ser Penarol
O seu lema glorioso é vencer
Com sangue e garra lutando até morrer

Só quem traz no peito esse amor
Sabe bem o que é ser Penarol
O seu lema glorioso é vencer
Com sangue e garra lutando até morrer

Penarol, Penarol, Penarol
Tens a fama de ser lutador
Nasceste forte com o brasão de vencedor
Bravo leão és rei
Lutando até morrer

Penarol, Penarol, Penarol
Tens a fama de ser lutador
Nasceste forte com o brasão de vencedor
Bravo leão és rei
Lutando até morrer

Hino do Leão Azul de Itacoatiara AM.
Letra e Música : Marcos Lima
Arranjos: William de Paula e Alcimar Santos
Produção: Estúdio Maráua Produções
Agradecimento: Jerry Nelson



Títulos Estaduais
2010 e 2011
  • Amazonas Taça Estado do Amazonas: 1
(2011)
  • Amazonas Taça Cidade de Manaus: 1
(2010)
(1988)

Municipais
  • Bandeira de Itacoatiara am.jpg Copa Itacoatiara de Futebol: 1
(2010)
Campanhas de Destaque Nacionais
(2011)
(2012)
Campanhas de Destaque Estaduais
(1983198519861987)
(19801981198419911993)
2008 e 2017

Rankings

Ranking da CBF
Posição: 186º
Pontuação: 151 pontos
Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Referências
1 - http://www.penarol.com.br/historia.html
2 - ZAMITH, Carlos. Baú Velho, 2ª ed., Manaus: Valer
3 - Dantas, Marcos (25 de novembro de 2015). «Campeonato Amazonense 4 2016 será no 2º semestre e Copa AM é extinta». Globo Esporte AM. Consultado em 11 de janeiro de 2016
4 - Dantas, Marcos (25 de novembro de 2016). «Série B do Amazonense começará no dia 29 de janeiro e terá seis clubes». Globo Esporte AM. Consultado em 11 de janeiro de 2017
5 - «FAF divulga tabela de jogos e regulamento da Série B de 2017». Globo Esporte AM. 15 de dezembro de 2016. Consultado em 11 de janeiro de 2017
6 - «Penarol-AM apresenta elenco com 17 jogadores e marca esportiva própria». Globo Esporte AM. 4 de janeiro de 2017. Consultado em 11 de janeiro de 2017
7 - «Após derrota em casa, Penarol-AM dispensa técnico Fábio Luiz e 6 atletas». Globo Esporte AM. 10 de fevereiro de 2017. Consultado em 20 de fevereiro de 2017 line feed character character in |titulo= at position 33 (ajuda)
8 - «Penarol-AM acerta com ex-Picos Humberto Santos para treinador». Globo Esporte AM. 20 de fevereiro de 2017. Consultado em 20 de fevereiro de 2017
9 - Cardoso, Valter (27 de fevereiro de 2017). «Presidente do Holanda, Leão Brauna é encontrado morto em casa». Portal A Crítica. Consultado em 10 de março de 2017
10 -Dantas, Marcos (2 de março de 2017). «FAF oficializa título e Holanda-AM é declarado campeão da Série B». Globo Esporte AM. Consultado em 10 de março de 2017
11 - Penarol-AM apresenta elenco com 17 jogadores e marca esportiva própria


Fonte: Baú Velho e Ignácio Guedes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Penarol_Atl%C3%A9tico_Clube#cite_ref-11
https://www.facebook.com/pg/Penarol-Atl%C3%A9tico-Clube-495516240625433/about/?ref=page_internal

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA