terça-feira, 29 de agosto de 2017

BATALHA NAVAL DE ITACOATIARA - Revolução Constitucionalista de 1932


BATALHA NAVAL DE ITACOATIARA, A ÚNICA EM ÁGUAS INTERNAS DO BRASIL

Em 24 de agosto de 1932, na frente da cidade de  Itacoatiara-AM, aconteceu a célebre Batalha Naval de Itacoatiara envolvendo os navios Ingá e Baependí dos legalistas que defendiam o Presidente Getúlio Vargas. E o Jaguaribe e o Andirá tripulado pelos revoltoso de Óbidos do Pará, que  lutavam pelo Movimento Constitucionalista de São Paulo.

Os legalistas do 27º Batalhão de Caçadores, saíram da capital do Amazonas , Manaus, nos navios da marinha mercante Baependí e Ingá, para defender Itacoatiara.

Os navios Jaguaribe e Andirá estavam sob o comando dos rebeldes, que quer iam a saída do presidente. Eles vinham de Óbidos - PA, com a finalidade de tomar o Amazonas. Já haviam rendido a cidade de Parintins e o próximo alvo seria Itacoatiara e depois Manaus.

Os rebeldes chegaram no porto atirando contra a cidade. Foram construídas  trincheiras às margens do Rio Amazonas para se promover a defesa do município. O então prefeito Major Gonzaga Pinheiro e o Padre Pereira, foram à bordo do navio dos revoltosos e taticamente negociar a rendição da cidade. Na realidade estavam ganhando tempo no aguardo da chegada dos navios Ingá e Baependí para tirarem os moradores da Velha Serpa do sufoco.

Os navios aliados investiram bravamente sobre os revoltosos, pondo ao fundo os navios Jaguaribe e o Andirá. Mais de 40 pessoas foram mortas e os revoltosos, foram presos e enviados para julgamento em Belém. Muitos moradores se afugentaram para o Lago de Serpa e outros se embrenharam na selva esperando o desenrolar da situação.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA