domingo, 11 de fevereiro de 2018

Vitrola Nivico JVC Stereo - Dec. 60











Hoje ela é quase peça de museu. Exceto os colecionadores e os Djs, que usam versões específicas e de alta tecnologia, são pouquíssimos os que ainda têm a boa e velha vitrola, em plena era do iPod. Mas a invenção foi uma das primeiras formas de entretenimento caseiras, e sua criação não apenas mudou a forma de se ouvir música como possibilitou o desenvolvimento da indústria fonográfica, responsável por lançar ídolos há quase um século.
Tudo começou com um dos mais importantes inventores do século 19, o norte-americano Thomas Edison. Em seu currículo, há, entre outras conquistas, a invenção da lâmpada. Pesquisando outros inventos, o telégrafo e o telefone, Edison teve a idéia de gravar os sons. Primeiro tentou usar papel para registrar as ondas sonoras, como no telégrafo, sem sucesso. Em seguida teve a idéia de forrar um cilindro com uma folha de metal. Estava criado o fonógrafo, em 1877. Alexander Graham Bell pegou o invento de Edison e levou-o mais longe, criando o gramofone, usando cera em lugar de metal nos cilindros, entre outros aperfeiçoamentos. A terceira e importante colaboração para a criação da vitrola foi a de Emile Berliner, que inventou o disco, patenteado em 1896. No início, a vitrola era item de poucos endinheirados e, ao lado do piano, fazia a festa nos salões da burguesia. Depois que o aparelho se popularizou, os vinis começaram a invadir as casas em todo o mundo, tornando a música acessível e criando gerações de aficionado.

Em breve, estarão em exposição na Academia Itacoatiarense de Letras, no centro de Itacoatiara-AM.
fonte: Super interessante

10 comentários:

Renata Oliveira disse...

Por favor, onde você tirou essa foto? Tenho interesse no equipamento que aparece em primeiro plano.

Ladyane Serafim disse...

Tenho uma eletrola jvc nivico igualzinho essa, em Manaus. Estou pensando em reformar, mas não encontro quem trabalha com esse tipo de móveis

Anônimo disse...

Estarão à venda?

Anônimo disse...

E quando irão a exposição, data?

Frank Chaves disse...

Não estão a venda e estão em exposição permanente no antiquário sediado na Galeria de Artes Terezinha Peixoto em Itacoatiara.

Frank Chaves disse...

Ladyane, um amigo meu que tem um casa de antiquário em Manaus, sabe quem faz reforma no móvel da vitrola Nivico. Vi uma lá toda reformada e ficou muito bom. Fica no centro de Manaus, e chama Imperial antiquário.

Frank Chaves disse...

Ñão amigo, só rara exposição!

Frank Chaves disse...

Ñão amigo, só rara exposição!

Frank Chaves disse...

Só para exposição!

Frank Chaves disse...

Só para exposição!

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA