sexta-feira, 11 de julho de 2014

A primeira Vereadora do Brasil

1ª Vereadora do Brasil - Raymunda de Menezes Vasconcellos Dias
Raymunda de Menezes Vasconcellos Dias (1908-1982). Natural de Itacoatiara. Professora e política. Oradora fluente e feminista extremada, na intimidade conhecida como “Dadade”. Filha do servidor municipal Augusto de Vasconcellos Dias (1881-1948) e da professora Luiza de Menezes Vasconcellos Dias (1883-1962). Com a reforma do Código Eleitoral de 1932, empreendida pelo presidente Getúlio Vargas (1883-1954), que estendeu às pessoas do sexo feminino o direito de elegibilidade – Raymunda de Vasconcellos Dias decidiu concorrer à Câmara Municipal de Itacoatiara. Eleita em 02/setembro/1935 para o triênio 1935/1938, tomou posse em 20/dezembro do mesmo ano. Em consequência tornou-se a primeira vereadora da história do Brasil. No dia 15/outubro/1936, por impedimento legal do presidente Vilamont Rocha, assumiu a presidência da Casa, função para a qual foi reeleita em 15/abril/1937. Como Chefe do Poder Legislativo, substituiu várias vezes ao prefeito municipal Hermínio de Carvalho. Seu mandado foi interrompido em 10/novembro/1937, em razão da ditadura do Estado Novo que decretou o fechamento das Câmaras Municipais de todo o Brasil.

(texto do historiador Francisco Gomes da Silva).


fonte: Câmara Municipal de Itacoatiara

4 comentários:

Luciane Campos disse...

Boa Noite! apenas para destacar uma correção. Raymunda Vasconcellos é a primeira vereadora eleita no Estado do Amazonas, visto que por meio de fontes diversas, temos o conhecimento que no Rio Grande do Norte, em 1927 e 1928, foram eleitas respectivamente, as senhoras Joana Cacilda Bessa (município de Pau dos Ferros) e Júlia Barbosa (Natal).

Frank Chaves disse...

Você tem razão Luciane, A vereadora Rda. M. V. Dias, foi a primeira vereadora de Itacoatiara, mas não do Brasil. Me certifiquei disso a pouco tempo e Joana Cacilda do RN foi a primeira.

Frank Chaves disse...

Cometi o erro, porque fui na conversa de um velho historiador da cidade e todos costumam a ir na sua conversa, mas de um tempo pra cá, vi que tem muito exagero e senso comum nas suas pesquisas e isso é prejudicial a história da cidade. Eu vou fazer outra matéria, corrigindo esse equivoco!

Frank Chaves disse...

E gostaria de conversar mais con você sobre o assunto, quando puder me retorna!

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA