sábado, 5 de julho de 2014

Miss Brasil - Martha Rocha (Bahia - 1954) e Terezinha Morango - (Amazonense do Município de São Paulo de Olivença - 1957)


Martha Rocha

Maria Martha Hacker Rocha1 (Salvador19 de setembro de 1936) é uma ex-modelo brasileira, eleita em 1954 a primeira Miss Brasil.
Martha Rocha é a sétima filha do casal Álvaro Rocha e Hansa Rocha. Aos 18 anos, Martha participou do concurso Miss Bahia, venceu e logo após tornou-se Miss Brasil. Em julho de 1954, Martha chega aos Estados Unidos e pesquisas já a consideravam eleita a Miss Universo. Martha ficou em 2º lugar e diz a lenda que a perda do o título de Miss Universo para a americana Miriam Stevenson se deveu a duas polegadas a mais nos quadris. O segundo lugar deu a Miss a fama absoluta. Depois do concurso, Martha Rocha tornou-se referência nacional de beleza.

Duas polegadas[editar | editar código-fonte]

A história das duas polegadas foi uma invenção de jornalista João Martins da Revista "O Cruzeiro" do Rio de Janeiro2 para consolar o orgulho brasileiro. Tudo foi combinado com os demais jornalistas brasileiros que estavam em Long Beach. A própria Martha autorizou a versão, conforme consta de sua autobiografia3 . Segundo Martha, "nem eu soube se essa história de duas polegadas teria sido verdade mesmo".
Como fato curioso, em 1956 a Chevrolet lançava no Brasil a picape 3100 com duas polegadas (5 cm) a mais na distância entre eixos que nos modelos convencionais. O utilitário é ainda hoje apelidado de Marta Rocha.
A Miss casou-se cedo com o banqueiro português Álvaro Piano e com ele teve dois filhos Álvaro Luis e Carlos Alberto Piano. Pouco depois, seu marido faleceu em um acidente de avião. Voltou ao Brasil com 23 anos e em 1961 casou-se com Ronaldo Xavier de Lima e teve uma filha Claudia Xavier de Lima.

Vida após o concurso[editar | editar código-fonte]

A partir de 1996, passou a aparecer em júris de concursos de beleza se tornando a primeira miss a cobrar cachê para tanto. Em entrevista publicada em abril de 2006 pela revista IstoÉ, Martha explicou que era uma necessidade, pois no ano anterior perdera todo o dinheiro que tinha com a falência de uma instituição financeira (a Casa Piano) comandada à época por um de seus familiares no Rio de Janeiro.
Em 2000, descobriu ser portadora de câncer de mama após assistir a uma reportagem televisiva sobre mutirões de saúde que promoviam o autoexame. A partir daí, Martha passou a ter outro estilo de vida. Nessa época, mudou-se do Rio para Volta Redonda, onde reside um de seus filhos.
Em 2004, Martha foi homenageada com uma exposição itinerante de fotos de sua trajetória como Miss Brasil. Nesse ano, o concurso chegava ao seu 50º aniversário.




Terezinha Morango


Tereza Gonçalves Morango (São Paulo de OlivençaAmazonas26 de outubro de 1936) é uma modelo brasileira que fez história no estado do Amazonas ao ser eleita Miss Brasil em 1957, tornando-se a primeira representante desse estado a ostentar o título. Foi também o primeiro título da região norte do país. O concurso ocorreu no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, município do estado do Rio, no dia 22 de junho daquele ano.
No concurso de Miss Universo, ocorrido no dia 19 de julho em Long Beach, no estado da Califórnia (EUA), ficou em segundo lugar, perdendo apenas para aperuana Gladys Zender.
Foi ainda Miss Rio Negro, no concurso anualmente promovido pelo Atlético Rio Negro Clube, e que foi também sua primeira vitória em concursos de beleza.Também foi eleita Miss Cinelândia 1956 e fez uma pequena participação especial no filme Samba e garotas.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA