sábado, 6 de abril de 2013

Márcia Peralles é reeleita reitora da Universidade Federal do Amazonas

Ela recebeu 60,7% dos votos e Sylvio Puga 39,3%.
Peralles deve comandar a instituição até 2017.

Ela recebeu 60,7% dos votos e Sylvio Puga 39,3% (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Ela Recebeu 60,7% dos votos e Sylvio Puga 39,3% (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
 
Com 60,7% dos votos válidos, Márcia Perales foi reeleita como reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A apuração dos votos terminou na noite desta sexta-feira (05), no campus da universidade, em Manaus. Ela disputava o segundo turno das eleições com o diretor licenciado da Faculdade de Estudos Sociais, Sylvio Puga, que recebeu 39,3% dos votos. Márcia deve comandar a instituição até 2017.
Ao G1, Peralles afirmou que vai consolidar as propostas da primeira gestão - 2009 a 2013 - e que está elaborando um conjunto de ações para o novo mandato. "Vou atuar de forma inovadora", disse. "Será um mandato em que atuarei com com muita postura, com muito respeito à comunidade da Ufam, com muito trabalho duro e muita empolgação. Os desafios são imensos, nesse último mandato implantamos vários projetos e programas e eles precisam ser consolidados. A Ufam é motivo de muito orgulho para todos nós e merece cada vez mais ser melhor", concluiu ela emocionada.

Márcia Peralles se emociona diante dos seus eleitores ao ser reeleita reitora da Ufam (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Márcia Peralles se emociona diante dos seus eleitores ao ser reeleita reitora da Ufam (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
 
Nas unidades da Ufam em Manaus, 81% dos votos apurados no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) foram para Márcia; nas urnas da Faculdade de Farmácia, ela recebeu 75% dos votos e na faculdade de Medicina 64%. Já no interior do Estado, em Coari, ela conquistou 59%; em Benjamim e Humaita, 68%; em Itacoatira, 68% e em Parintins, 69%.
De acordo com a coordenadora da Comissão Central de Consulta (CCC) da Ufam, Ana Cristina Berlamino, a quantidade de abstenções foi de 76%.
Segundo familiares de Márcia, será feito um grito de vitória e uma passeata pelo campus da Ufam com a comitiva e estudantes da universidade em comemoração à eleição.
Para o vice-reitor Hedinaldo Narciso Lima, a reeleiçã de Márcia Peralles representa uma vitória para a Ufam. "Trabalhamos muito pela comunidade e agora o que vemos é o reconhecimento dela pelo nosso trabalho e pelas conquistas que tivemos. As pessoas reconhecem que Márcia e eu, juntamente com a comunidade, teremos capacidade de enfrentar os grandes desafios que possam surgir mais a frente. Por último, quero agradecer a todos pela grande ajuda prestada neste momento", disse ele.

Reitora da Ufam posa para foto após vitória nas eleiçõe com 60,7% dos votos válidos (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Reitora da Ufam posa para foto após vitória nas eleiçõe com 60,7% dos votos válidos (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
 
Primeiro turno
No primeiro turno das eleições para a reitoria, Márcia Perales recebeu 48,6% dos votos, enquanto Sylvio Puga ficou com 33,1%, seguido pelo professor Henrique Pereira, com 18,2%.

De acordo com a CCC da Ufam, cerca de 35 mil pessoas estavam aptas para votar em Manaus, Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. Do total de votantes, 30.540 são estudantes, 2.260 técnico-administrativos e 2.151 docentes. Este ano, a eleição foi feita com cédulas de papel branco para os professores; azul para os alunos e a amarelo para os técnicos.
Márcia Peralles foi eleita reitora da universidade em 2009. Ela é formada em serviço social pela Ufam e tem mestrado e doutorado na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
(Eliena Monteiro e Tiago Melo Do G1 Amazonas)

Professora Marcia e Hedinaldo, a vitória foi merecida e quem ganha é a comunidade e a instituição como um todo. Neste contexto Itacoatiara, vai continuar tendo uma reitora e um vice-reitor nativos da Velha Serpa, honrando o nome do nosso povo e promovendo os avanços necessários para a UFAM, além da mais antiga, se projetar como uma das universidades mais dinâmicas e avançadas do Brasil.
Em nome da Academia Itacoatiarense de Letras, parabenizo pela vitória e desejo uma nova administração profícua e repleta de novas conquistas, e que o Campus Universitário de Itacoatiara Moyses Israel, assim como as demais unidades acadêmicas, continuem avançando em todos aspectos, de forma que a cada dia possam conquistar sua autonomia e realizar as necessidades do corpo discente e docente.  (Frank Chaves – Presidente da Academia Itacoatiarense de Letras)
 

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA