terça-feira, 9 de abril de 2013

Portos do Amazonas tem alta de 2,82% na movimentação de cargas, diz Antaq

Entre os principais produtos transportados aparecem soja, produtos químicos e orgânicos e combustíveis.

Porto de Manaus. Foto: Divulgação/Porto de Manaus

MANAUS – De acordo com dados do Anuário Estatístico Aquaviário de 2012, divulgados na semana passada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), no ano passado os 15 principais Terminais de Uso Privativo do Amazonas movimentaram 21.737.026 toneladas de carga. Esse número representa um aumento de 2,82% em relação a 2011, quando foram transportadas 21.140.539 toneladas.
Neste período, o desembarque de mercadorias teve um desempenho bem superior ao embarque.  Saíram do Amazonas 13.573 toneladas de produtos, contra apenas 8.163.550 que chegaram. Entre os principais produtos transportados aparecem soja, produtos químicos e orgânicos e combustíveis. O mesmo Anuário, no entanto, não inclui dados sobre a movimentação nos Portos Organizados (públicos) do Estado.

Os últimos números sobre o embarque e desembarque de cargas nesses portos são de 2009. Além da não inclusão de dados referentes ao transporte em Portos Organizados, o presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma), Dodô Carvalho, lembra outro ponto fraco nos números apresentados pela Antaq. De acordo com ele, faltam informações sobre o transporte fluvial entre os municípios do Amazonas.
“As mercadoria que vão daqui (Manaus) para o interior não tem dado nenhum. É difícil acompanhar e ter estatística disso. Dos portos que fazem movimentação de carga inter-estadual nós temos
os dados pela Antaq. Nós temos uns cinco ou seis locais de atracação –que chamamos de atracadouro – que saem com carga regional, carga interna, dentro do Estado e entre os municípios, mas não temos nenhum dado sobre eles”, alerta.

Brasil
A movimentação de cargas nos Portos brasileiros cresceu 2,03% em 2012 em relação ao ano anterior, chegando a 904 milhões maior nos Portos públicos, que apresentaram movimentação 2,27% maior em 2012 em relação ao ano anterior.
Nos Portos privados, o crescimento chegou a 1,91%. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (28) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
No entanto, do total de cargas movimentadas no ano passado, a maioria foi transportada pelos Portos privados. Em 2012, foram movimentados 588 milhões de toneladas de cargas nos terminais privados (65%) e 316 milhões de toneladas (35%) nos portos públicos. A movimentação nos terminais privados é impulsionada, principalmente, pelo transporte de combustíveis e minério de ferro.

MP dos Portos
Após uma paralisação que durou seis horas no último dia 22 de fevereiro, estivadores, empresários e governo entraram em acordo sobre a criação de uma mesa de diálogo que vai discutir propostas de emendas à medida provisória 595 (conhecida como MP dos Portos).
De acordo com o secretário do Sindicato dos Estivadores de Manaus (Setem-AM), Claudomir Farias Barreto, o trabalho dessa comissão vai até o dia 15 de março.
“A MP foi criada e publicada sem a participação dos trabalhadores. A principal emenda que nós queremos que seja contemplada é o equilíbrio entre o que vai ser mudado para beneficiar os empresários do setor portuário e o que vai ser modificado para garantir a mão de obra”, reclamou.

Segundo Claudomir, a reivindicação dos trabalhadores é que não fique restrita apenas aos Portos Organizados a obrigatoriedade de contratar mão de obra específica dos portuários, mas que também seja requisitada também nos Terminais de Uso Privativo (TUPs).
“Se o governo e empresários aceitarem e continuarem requisitando os trabalhadores portuários avulsos, seja no Porto organizado, seja nos TUPs, estará contemplada nossa reivindicação”. Na tarde de ontem, representantes dos estivadores de todo o país se reuniram no Senado Federal para discutir novas propostas.
Além disso, deverá acontecer uma reunião plenária (ainda sem data confirmada) com membros do Setem-AM para discutir as propostas e encaminhamentos do movimento.de toneladas.

Lucas Câmara - Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA