sábado, 13 de abril de 2013

Facebook no celular, cinco coisas que você precisa saber.

Com mais de um bilhão de usuários, o Facebook é a rede social mais utilizada em todo o mundo, segundo o Wall Street Journal

 Facebook é a rede social mais usada no mundo
Facebook é a rede social mais usada no mundo (Arquivo AC)
Além de ter aplicativos completos para iPhone, Windows Phone, Blackberry e smartphones que rodam o sistema operacional Android, o Facebook também está disponível para aparelhos mais simples. Por meio do aplicativo Facebook Para Qualquer Telefone, uma versão feita na tecnologia Java, é possível ter acesso a praticamente todas as funções que o Facebook oferece, como publicar fotos, atualizar status, fazer check-in, além de conversar com os amigos pelo Messenger.
O primeiro passo para os usuários desses aparelhos – chamados feature phones – é baixar o aplicativo. Ele está disponível em lojas de serviços, ou também através do link m.facebook.com/install diretamente do navegador do celular. O acesso ao aplicativo é gratuito, o usuário só deve ficar atento aos custos de tráfego de dados de seu plano contratado com a operadora.
“O Facebook no celular é a forma mais acessível para o usuário se manter conectado durante diferentes momentos do dia e de qualquer lugar. Como é a natureza das redes sociais, os celulares permitem ao usuário compartilhar com os amigos os assuntos no momento em que eles acontecem, assim como fotos ou vídeos”, diz Ricardo Sangion, diretor de parcerias e mobilidade para o Facebook no Brasil. Hoje um em cada três brasileiros já usam o Facebook em terminais móveis.
Após o download, é possível acessar normalmente a conta com base no nome de usuário e senha já utilizados no desktop, ou então criar a sua conta diretamente pelo aplicativo. Não precisa nem ter e-mail, é possível se cadastrar usando apenas o número do celular.
Conheça algumas atividades que você pode fazer no Facebook via celular:

1)      Facebook Messenger
Quer conversar com os amigos de uma forma interativa, rápida e fácil? A opção é o Facebook Messenger. O recurso pode ser encontrado dentro do próprio aplicativo do Facebook para todas as plataformas, inclusive os feature phones – ou como aplicativo separado para quem usa Android ou iOS. Além de falar individualmente com seus amigos, o usuário poderá formar grupos de conversas para interagir simultaneamente com seus contatos. Também está disponível o recurso de clipe de voz, em que é possível gravar mensagens curtas e enviar para os amigos.
Outra vantagem do Facebook Messenger é a integração de conversas entre celular e deskop. Uma conversa que começa no desktop pode ser acompanhada ou continuada pelo celular e vice-versa. Isso permite que o usuário consiga acompanhar de perto a interação com seus amigos. Outras funções estarão disponíveis em breve, como a inclusão dos “stickers”, imagens que vão além das carinhas dos emoticons e que podem ser usadas para expressar ainda melhor as emoções nas conversas de texto.

2)      Filtros para fotos
Mesmo nos celulares mais simples é possível dar diferentes efeitos às fotos – de forma semelhante como acontece com o Instagram hoje disponível para os smartphones. O aplicativo Facebook Para Qualquer Telefone, versão para aparelhos compatíveis com a tecnologia Java, também oferece essa funcionalidades para os usuários que possuem celulares com câmera, trazendo ainda uma grande diferença: dentro do próprio aplicativo é possível brincar com a aplicação de filtros como preto e branco e sépia. Após a escolha do filtro, a foto pode ser postada no perfil normalmente.

3)      Facebook por SMS
Se você não tem internet no celular ou ainda não se familiarizou em acessar o Facebook em uma tela pequena e ainda assim gostaria de postar no Facebook, não tem problema. Uma alternativa é postar mensagens por SMS. É possível receber alertas de mensagens, adicionar amigos e mesmo postar no mural.
Para isso, o usuário deve cadastrar seu número celular na sua conta do Facebook – opção que está dentro de “configurações de conta” e na aba “celular”. O serviço está disponível hoje para clientes TIM, Oi e Nextel.
Assim como na internet, o Facebook é gratuito no celular, mas o usuário deve ficar atento às tarifas para tráfego de SMS junto à sua operadora.

4)      Check-in e imediações
Uma forma alternativa de interagir com os amigos via Facebook é fazendo check-in para os locais onde você está. Dentro do aplicativo do Facebook, você pode marcar o local onde está e compartilhar com os amigos. A função está disponível tanto para smartphones quanto para os celulares mais simples, os feature phones.
Já quem usa aparelhos com Android, iPhone ou da BlackBerry e têm o aplicativo do Facebook instalado, pode também usar o recurso “Imediações”, que fica do lado esquerdo da tela e permite ao usuário visualizar categorias de locais nas próximidades onde ele está (como restaurantes e lojas) e as recomendações feitas por amigos.

5)      Ferramentas de segurança
Se você esqueceu sua conta do Facebook aberta em um computador convencional, poderá usar o seu celular como “agente de segurança” para encerrá-la e protegê-la de acessos indevidos. Para isso, basta entrar em “configurações de conta”, “segurança”, “sessões ativas” e desativar o local onde você estava usando. Da mesma forma, é possível fazer a mesma coisa pelo computador tradicional caso você perca ou esteja longe do seu celular com a sessão ativa.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA