quarta-feira, 17 de abril de 2013

CONSUNI - UFAM empossa novos integrantes e homologa resultado da consulta à comunidade universitária para a escolha de reitor (quadriênio 2013-2017)

CONSUNI empossa novos integrantes e homologa resultado da Consulta à Comunidade Universitária para a escolha de Reitor
A reunião do Conselho Universitário (CONSUNI) teve início às 9h desta segunda-feira (15/04) e foi presidida pelo reitor em exercício, professor Frederico Arruda. Durante a sessão, foram empossados os novos integrantes do referido Conselho.
Após a posse, os membros do CONSUNI deliberaram acerca do resultado da Consulta à Comunidade Universitária para a escolha de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Amazonas/ quadriênio 2013-2017. A presidente da Comissão Eleitoral, professora Ana Cristina Belarmino, fez a leitura do relatório e do parecer da consulta que apontou a professora Márcia Perales para continuar no comando da instituição pelos próximos quatro anos. Os Conselheiros reconheceram, por unanimidade, a legitimidade do processo de consulta e aprovaram, na íntegra, o relatório apresentado pela presidente da Comissão eleitoral. “Com a legitimação do processo e a aprovação do parecer, sinto que cumpri minha missão.Conseguimos conduzir essa experiência coletiva na mais absoluta normalidade e a escolha da comunidade foi respeitada”, declarou a presidente da Comissão Eleitoral.
 
A deliberação do CONSUNI era condição necessária para a elaboração da lista tríplice para preenchimento dos cargos de Reitor e Vice-Reitor da UFAM, pois nesta segunda-feira (15/04) encerra-se o prazo para enviar a lista ao Ministério da Educação.
Primeira colocada na lista tríplice, com 60,7% dos votos válidos no processo de Consulta à comunidade universitária no segundo turno, a professora Márcia Perales foi apontada para continuar no comando da instituição pelos próximos quatro anos. “O Conselho Universitário sempre primou pela democracia, pelo respeito, pela lisura e hoje, ao homologar o resultado da comissão eleitoral, faz com que a vontade da comunidade universitária seja respeitada. Para nós, é um dia de comemorações, pois passamos por um processo transparente, respeitamos as divergências, as manifestações foram contundentes quando necessário, mas sem desrespeitar ninguém. Hoje, ter a homologação do CONSUNI é uma honra proporcional ao desafio que vem pela frente, ou seja, imenso. Eu quero contar com toda a comunidade universitária para que nós possamos trabalhar em direção a uma UFAM cada vez melhor”, declarou a reitora reeleita.
 
O professor Sylvio Puga, candidato que obteve o segundo lugar no processo de consulta à comunidade universitária, propôs retirar o nome dele da lista em respeito à decisão da comunidade universitária, mas foi convencido pelos Conselheiros a continuar compondo a lista tríplice que será encaminhada ao MEC. Ele se comprometeu, porém, a recusar a indicação ministerial, caso seja apontado para dirigir a instituição.
 
Entre os destaques dos pronunciamentos dos conselheiros estavam o elevado índice de abstenções no processo de consulta; a luta  pela perenidade da universidade pública com padrão de excelência e agradecimentos aos candidatos que se colocaram à disposição da Universidade neste processo eleitoral. Os conselheiros destacaram também a postura imparcial do reitor em exercício, professor Frederico Arruda, durante todo o processo eleitoral. “Parabenizo todas as três chapas que participaram do processo eleitoral. Ao encerrar esta reunião, que foi marcada por manifestações extremamente importantes, e pela conclusão do processo eleitoral, posso dizer que todos nós saímos vitoriosos”, declarou o reitor em exercício.
 
Confira a reportagem em vídeo no link http://youtu.be/sCZ9UrCBHtI
 
Em anexo a lista dos novos integrantes do CONSUNI

 

Um comentário:

Frank Chaves disse...

Eu estava lá, pois era um dos conselheiros que estava tomando posse, e em seguida, votando pela homologação da Profa. Marcia Perales e Hedinaldo, como vencedores da eleição da reitoria da UFAM.

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA