quinta-feira, 11 de abril de 2013

Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista é reinaugurada em Manaus

Em dezembro, as atividades voltarão a ser desenvolvidas no prédio original, próximo à Praça do Congresso, no Centro.

A biblioteca municipal reinaugurou com sede provisória até dezembro desse ano. Foto: Manauscult/Ingrid Anne.
A biblioteca municipal reinaugurou com sede provisória até dezembro desse ano. Foto: Manauscult/Ingrid Anne

MANAUS –  A Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista voltou a funcionar nesta terça-feira (9), na Rua Costa Azevedo, Largo São Sebastião, Centro. A Prefeitura de Manaus reabriu o espaço cultural, após dois anos sem funcionamento, e promete a abertura de mais duas bibliotecas na zona Leste, ainda esse ano. 
As atividades da biblioteca, no espaço temporário, acontecem até o mês de dezembro, pois a biblioteca será reinaugurada no prédio original, localizado na rua Monsenhor Coutinho, esquina com a Praça do Congresso. A estruturação do espaço no Largo de São Sebastião contou com suporte da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf).
A responsabilidade de gerir o espaço é da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult). O órgão promoverá saraus literários, uma vez por mês. Mais duas bibliotecas serão inauguradas na zona Leste, ainda esse ano. 

Criação
A Biblioteca Municipal foi criada pela lei nº 971 de 02 de janeiro de 1967 e pelo decreto nº 27 de 12 março de 1975. Atualmente,  integra o Sistema Nacional de Bibliotecas.  O nome é em homenagem ao professor, escritor, poeta e jornalista João Bosco Pantoja Evangelista, um dos fundadores do Clube da Madrugada e da Seção Amazonas da União Brasileira de Escritores.
O acervo da biblioteca abrange diversas áreas do conhecimento.   A estrutura do local visa atender do público infantil, com acervo e espaço lúdico;  ao público adulto, com oferta de revistas e acesso à internet.
Prédio original, localizado próximo à Praça do Congresso, entrará em reforma e voltará a funcionar em dezembro. Foto: Manauscult/Ingrid Anne.
Prédio original, localizado próximo à Praça do Congresso, entrará em reforma e voltará a funcionar em dezembro. Foto: Manauscult/Ingrid Anne.
Prêmio
De acordo com a responsável pelo Núcleo Municipal de Bibliotecas, Maria Auxiliadora Vieira Canto, a Biblioteca Municipal, apesar de funcionar apenas internamente na última administração, não deixou de manter-se atualizada junto à Biblioteca Nacional.
Em paralelo, o Núcleo Municipal de Bibliotecas promoveu atividades sócioculturais e educativas no espaço existente em parceria com o Sesc Amazonas no Parque dos Bilhares, vinculado à Prefeitura de Manaus. Entre as atividades, houve a realização de lançamentos de livros, saraus literários e programas de incentivo à leitura para crianças.
Por conta de todas essas atividades, o Núcleo Municipal de Bibliotecas foi contemplado no programa da Fundação Biblioteca Nacional “Livro de Baixo Preço”, que disponibiliza recurso da ordem de R$ 48.675,32 para aquisição de livros a partir de uma indicação da Biblioteca Nacional. Com isso, serão adquiridos aproximadamente 2.200 livros.
A biblioteca premiada deve produzir uma lista de títulos que será adquirida pela Fundação Biblioteca Nacional e depois enviada para enriquecer o acervo.

Redação - jornalismo@portalamazonia.com 

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA