sexta-feira, 29 de março de 2013

Marcia Perales e Silvio Puga vão ao 2º turno nas eleições da Ufam

Para não haver segundo turno, a chapa mais votada deveria obter 50% mais um do total de votos válidos – foto: arquivo EM TEMPO
O resultado da eleição para escolher o novo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que aconteceu na quarta-feira, 27, definiu que haverá segundo turno. A apuração terminou no início da noite de ontem.
A próxima etapa do pleito acontecerá no próximo dia 4 de abril (quinta-feira), entre a chapa 10 da reitora licenciada, Márcia Perales, que alcançou 48% dos votos, correspondente a 3.471 votos, e a chapa 33 do diretor licenciado da Faculdade de Estudos Sociais, Sylvio Puga, que recebeu 33% que equivale a 3.116. A chapa 4 do professor da Faculdade de Ciências Agrárias, Henrique Pereira, recebeu 18% dos votos.
Para não haver segundo turno, a chapa mais votada deveria obter 50% mais um do total de votos válidos.
Apesar de estarem aptos a votar 35 mil pessoas, entre professores, técnicos administrativos e estudantes de todos os seis campi do interior do Estado (Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins), além de Manaus, apenas exerceram o direito 8.256 votantes.
A pouca participação da comunidade universitária nas eleições deve ser revista pelas chapas de acordo com Ana Cristina Belarmino, presidente da Comissão Eleitoral do pleito. O vencedor irá comandar a Ufam no período de 2013 a 2017.



File0050Eu aposto minha fichas em Marcia Perales, pois foi pró-reitora de extensão ainda no mandato do ex-reitor Hidenberg Frota, período em que a UFAM mais cresceu, cujo período de transição se deu de forma perfeita, com a posse de Marcia na reitoria, época em que foram construídas e transformadas em unidades permanentes todas a unidades acadêmicas do interior: Itacoatiara, Parintins, Benjamin Constant, Coari e Humaitá, todos dotados de laboratórios, com novos cursos, quadro de professores e técnicos permanentes. Além disso, foi no mandato de Perales, que a UFAM conseguiu captar o maior numero de investimentos de infraestrutura na capital e no interior, na sede, com a construção do novo Hospital Getúlio Vargas, que esta a todo vapor e da construção das novas instalações do ICHL e do Mini Campus. Para o interior inclusive foi estendido o programa de apoio ao aluno com o RU – restaurante universitário, além dos programas de bolsas acadêmicas e outros benefícios, que antes só eram privilegio dos alunos da capital. Vale ressaltar que foi no mandato de Marcia que Itacoatiara ganhou o seu primeiro Mestrado, que alias, e’ o único do interior do Amazonas. Talvez o fato da professora Marcia Perales Mendes, ser filha do Dr. Jose Mendes e neta do ex-prefeito Raimundo Perales, que administrou nossa cidade de 12/01/1956 A 11/01/1960. Vale ressaltar que na época do seu mandato, instalou o serviço de encanação da rede de agua potável, bem como, instalou a primeira usina elétrica a diesel de nossa cidade, também deu prosseguimento da construção dos quarteirões de oitizeiros da nossa Avenida Parque. Por esses motivos e pelos relevantes serviços prestado a nossa comunidade, foi dado seu nome para o hospital de Itacoatiara “Dr. Jose Mendes”. 

IMG_4727Além de tudo isso, vale ressaltar a presença do vice-reitor Edinaldo, que e’ itacoatiarense da gema, mais precisamente do bairro das Pedreiras, motivos que certamente tenham influenciado na sensibilidade e notável apoio dispensado as unidades acadêmicas do interior, especialmente Itacoatiara.
Sendo mais enfático e tomado pelo saudosismo arraigado, pelo bairrismo, reconhecimento e confiança no trabalho apresentado, ao tempo em que devo considerar que nas minha decisões politicas, costumo sempre dar meu voto de confiança preferencialmente aos valores de nossa terra.
Afinal, foi a primeira vez que a UFAM em toda sua historia acadêmica, elegeu uma mulher para a reitoria, e isso nos enche de orgulho como itacoatiarenses, de ter justamente uma filha da nossa terra comandando a 1ª universidade do Brasil, por isso devemos repetir a dose, pois time que esta ganhando, não se mexe. Por esses motivos, penso que “todo itacoatiarense que se preza, deve votar em itacoatiarense”, pela valorização de nossas raízes, pelo fortalecimento da UFAM no interior. Para que de fato tenhamos uma UFAM sempre melhor, vote 10, Marcia Perales e Hedinaldo. (Frank Chaves)

Obs: Caso queira mais informes sobre a chapa 10, acesse http://ufamsempremelhor.com.br/candidatos/

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA