sexta-feira, 22 de março de 2013

Região Amazônica é rica em fontes de energia renováveis, aponta pesquisa

Tucumã, encontrado na região Amazônica, tem potencial para gerar energia por meio da termoconversão.

Fatias da polpa de tucumã. Foto: Reprodução/Rede Amazônica
Fatias da polpa de tucumã. Foto: Reprodução/Rede Amazônica



A região amazônica apresenta diversidade de fontes renováveis, principalmente resíduos de biomassas vegetais. Na lista dos produtos estão o caroço do açaí, caroço do fruto do tucumã, caroço do bacuri, ouriço de castanha-do-Brasil, ouriço de sapucaia e casca de cupuaçu.
O tucumã,  encontrado na Colômbia, Venezuela, Bolívia e no Brasil, na região Amazônica, além de sabor peculiar o fruto tem potencial para gerar energia por meio da termoconversão. Avaliação está na pesquisa ‘Caracterização de biomassas amazônicas – ouriço de castanha-do-brasil, ouriço de sapucaia e caroço do fruto do tucumã’.
A pesquisa comparou o ouriço da castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa), ouriço da sapucaia (Lecythis pisonis) e o caroço do fruto do tucumã (Astrocarym aculeatum) para analisar qual matéria-prima tinha maior potencial energético.
O doutorando em Engenharia Química pela Universidade de Campinas (Unicamp), Vicente Franco Nascimento foi em busca de uma solução para a utilização de resíduos de biomassas vegetais para a produção de energia. “Na análise foram identificadas duas estruturas do tecido de sustentação dos vegetais que conferem às biomassas, principalmente para o caroço do fruto do tucumã”, disse Nascimento.
Leia também: Típica fruta da Amazônia, tucumã vira perfume com edição limitada Amazonas elabora técnicas de germinação do tucumã
Nascimento informou que os resíduos das sementes da castanheira e sapucaia e do fruto do tucumã foram coletados no perímetro urbano e rural do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus”.
Descarte
Os principais constitutintes da matriz energética mundial são os combustíveis fosséis, restando aos biocombustíveis e resíduos apenas 10,2% do total da oferta de energia.
O Brasil destaca-se por apresentar 45,5% da oferta de energia primária proveniente de fontes renováveis. As principais fontes da matriz nacional são: cana-de-açúcar, energia hidráulica, lenha e carvão vegetal.
Segundo Nascimento, parte dos resíduos que serviriam para produzir energia é descartada no meio ambiente devido a sua pouca aplicação, basicamente voltada para o artesanato. “A utilização desses resíduos para produção de energia pode beneficiar pequenas comunidades isoladas da região Norte, que atualmente não dispõem de energia elétrica”, disse Nascimento.
Termoconversão
A termoconversão é o processo de transformação dos recursos e insumos naturais em energia a partir de processos e técnicas específicas. Entre os processos de termoconversão da biomassa em insumo energético estão: a combustão (calor, gases a alta temperatura), gaseificação (gás de síntese) e pirólise (decomposição térmica de gases).
Durante a pesquisa, as biomassas tiveram seu tamanho reduzido manualmente com o auxílio de um martelo. Em seguida, os produtos foram submetidos a um processo de moagem realizado em um moedor elétrico.
As amostras foram colocadas em um alimentador vibratório acoplado a um divisor rotativo de amostras. “As partículas das biomassas escoaram gradativamente através de um funil anexado à calha do alimentador vibratório, onde o material foi dividido em oito frascos para análise”, disse Nascimento.
Foram feitas caracterizações físicas, químicas, térmicas  e um estudo cinético, utilizando os métodos dinâmicos Kissinger e Ozawa para determinar o potencial energético de cada insumo. “A variação destes parâmetros foi mais significativa para o caroço do fruto do tucumã”, confirmou o pesquisador.
O método Kissinger determina o tempo da velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam, além de determinar a taxa máxima de conversão. Por meio do método de Ozawa foi feita a determinação da energia de ativação da reação de degradação do material analisado em diferentes taxas de aquecimento.
O estudo foi financiado pelo Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Amazonas  (RH-Interinstitucional).

Portal, com informações da Agência Fapeam

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA