quarta-feira, 13 de março de 2013

Equador Log de R$ 150 milhões será inaugurado nesta quarta-feira (13) em Itacoatiara

Quando as duas outras etapas do projeto tiverem sido concluídas, a capacidade total de armazenagem aumentará para 160 milhões de litro, transformando o Equador Log no maior terminal privado de abastecimento de combustíveis da Região Norte

Tanques em que serão armazenados os combustíveis que chegarão ao terminal Equador Log por meio de navios
Tanques em que serão armazenados os combustíveis que chegarão ao terminal
Equador Log por meio de navios (Divulgação)
Três anos depois e investimento total de R$ 150 milhões – a maior parte oriunda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) –, o Grupo Dislub Equador vai inaugurar nesta quarta-feira (13), em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), a primeira fase do  Equador Log, com capacidade para armazenar 59 milhões de litros de combustíveis, como gasolina, álcool  e diesel.
Quando as duas outras etapas do projeto tiverem sido concluídas – a previsão é a de que elas iniciem ainda em 2013, de acordo com a necessidade do mercado –, a capacidade total de armazenagem aumentará para 160 milhões de litro, transformando o Equador Log no maior terminal privado de abastecimento de combustíveis da Região Norte e pondo fim ao problemas de desabastecimento desse insumo em decorrência da vazante dos rios da Amazônia.
Os combustíveis a serem armazenados serão oriundos de refinarias nacionais e estrangeiras, os quais chegarão ao terminal trazidos por navios petroleiros com capacidade de até 65 mil toneladas. A distribuição ocorrerá através de embarcações/balsas, permitindo o acesso às hidrovias dos rios Amazonas, Madeira e Tapajós, entre outras. Essa logística permitirá acessar com menor custo os mercados.

Beneficiários
O novo terminal portuário e tancagem, que fica na rua Carlos Henrique Mohering, 1300, bairro Jauary II, vai favorecer em particular o mercado de combustíveis de Manaus, em especial a Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras), que trás de refinarias de outras regiões do País o complemento das necessidades de gasolina e óleo diesel da região Norte, através de navios.
Em termos práticos, o Equador Log otimizará o abastecimento de várias áreas da Amazônia, por que os navios que transportam esse produto para a Região agora poderão ter maior capacidade de carga, a qual será desembarcada no terminal e daí enviada em volumes menores – por meio de balsas, por exemplo – para os demais estados da região (Rondônia, Acre, parte do Mato Grosso e Pará), em qualquer época do ano.
Outro fator importante é o crescimento e a geração de empregos e renda em Itacoatiara. Isto porque o próprio empreendimento abrirá oportunidades de trabalho para ao menos 150 pessoas, entre funcionários diretos e terceirizados.
Além disso, será aberta outra frente de ocupação e renda por meio das atividades afins, tais como manutenção e licenciamento de embarcações, abastecimento de gêneros alimentícios para navios e balsas, hotelaria, restaurante e serviços correlatos. Por fim, o próprio município de Itacoatiara sairá ganhando com o incremento em seus cofres do Imposto Sobre Serviço (ISS).  


Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA