quinta-feira, 14 de março de 2013

Itacoatiara terá votação biométrica nas eleições de 2016, anuncia TRE-AM

TRE-AM inicia cadastramento de eleitores a partir de abril em 7 cidades. Segundo TRE-AM, Presidente Figueiredo terá uso da biometria em 2014.
TRE inicia o cadastro em sete cidades a partir de abril (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
TRE inicia o cadastro em sete cidades a partir de abril (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)

Os moradores de sete cidades da Região Metropolitana de Manaus (RMM) devem passar pelo cadastro de biometria para voto eleitoral. O cadastramento inicia por Presidente Figueiredo, a 117 km da capital, a partir de abril. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), a leitura biométrica agiliza o atendimento ao eleitor e traz mais segurança ao processo eleitoral. Pelas previsões do TRE-AM, Manaus deve contar com o uso do procedimento a partir de 2016.
Cerca de 10% do eleitorado do Amazonas deve ser cadastrado este ano. Com o procedimento, o cidadão cadastra a impressão digital, fotografia e assinatura eletrônica na listagem de eleitores do TRE-AM. Após Presidente Figueiredo, o procedimento será feito nas cidades de Rio Preto da Eva, Careiro da Várzea, Novo Airão, Manacapuru, Itacoatiara e Iranduba.
Conforme o TRE-AM, Presidente Figueiredo é a primeira cidade a receber o cadastramento por apresentar estabilidade no fornecimento de internet e energia elétrica. A previsão é que a ação contemple todos os municípios citados até outubro.

Cadastro inclui fotografia do eleitor (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
Cadastro inclui fotografia do eleitor (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)

Nas cidades visitadas, a leitura biométrica será utilizada no processo eleitoral de 2014. Apesar de possuir mais de 50% do eleitorado do Amazonas, Manaus ficou de fora da primeira fase do cadastramento. Segundo Ivan Carneiro, chefe da seção de atendimento ao eleitor do TRE-AM, a ideia é cadastrar os eleitores da capital após as experiências obtidas nas cidades menores.
Para as visitas de cadastramento, mais de 100 agentes do TRE-AM devem se deslocar às comunidades com notebook, câmera fotográfica, cenário branco para foto, equipamento para biometria e assinatura eletrônica. A logística utilizada para realização nas eleições será a mesma utilizada no cadastramento e deve ter a participação de chefes de cartórios. “Há locais de difícil acesso em que é necessário usar embarcações. Outras comunidades isoladas só mesmo através de canoas”, afirmou Ivan Carneiro.
A equipe do TRE também deve visitar quatro comunidades situadas em zonas rurais. O trabalho de identificação também leva em consideração as condições de trabalho dos ruralistas. “O trabalhador rural normalmente apresenta as digitais desgastadas. Vamos dar atenção a isso também”, explicou Ivan.
O Amazonas será o segundo Estado da Região Norte a contar com o uso de leitura biométrica nas eleições. Rondônia é um dos poucos estados brasileiros que funciona como projeto piloto do procedimento.

Eleitor também deve cadastrar assinatura eletrônica (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
Eleitor também deve cadastrar assinatura eletrônica (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)

Fonte: G1 Amazonas

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA