domingo, 10 de março de 2013

Centro de monitoramento reúne dados sobre rios do Amazonas

Dados sobre cheias, vazantes e a cotação do nível dos rios estarão reunidas no Centro de Monitoramento Hidrológico do Amazonas.


Informações sobre cheias, vazantes e cotação do nível dos rios estarão reunidas em centro de monitoramento. Foto: Arquivo/ Portal Amazônia.
Informações sobre cheias, vazantes e cotação do nível dos rios estarão reunidas em centro de monitoramento. Foto: Arquivo/ Portal Amazônia.

Os dados formulados a partir das mais de 300 estações hidrometeorológicas espalhadas pelos rios do Amazonas serão repassadas, em tempo real, aos principais executores das ações de atendimento à população. As informações sobre cheias, vazantes e cotação do nível dos rios estarão reunidas no Centro de Monitoramento Hidrológico do Amazonas (Cemoham).
Os dados ficarão a disposição da Defesa Civil do Estado e dos municípios, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Polícia Militar, Comando Militar da Amazônia e Prefeitura Municipal de Manaus para que sejam antecipadas ações preventivas a eventos críticos.
O Cemoham é resultado de convênio entre Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos do Amazonas (Semgrh/AM) e Agência Nacional de Águas (ANA). O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) também estão conectados ao centro de monitoramento.

Leia mais:   
Defesa Civil emite alerta após Tabatinga chegar a 2 metros da maior enchente
Cheia prejudica abastecimento no interior do Amazonas


Segundo o titular da Semgrh, Daniel Nava, as operação do Cemoham ampliarão a capacidade de previsão de situações críticas e tomada de decisões que minimizem impactos às populações ribeirinhas. “[O Cemoham] vai nos permitir usar um planejamento para o enfrentamento desses eventos como, por exemplo, a aquisição de equipamento e bens necessários para atender a essas populações”, explicou o secretário.
O monitoramento do Cemoham será incorporado ao Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos do Amazonas, previsto como instrumento da Política Estadual de Recursos Hídricos na Lei Estadual de Recursos Hídricos (Lei Estadual nº. 3.167 de agosto de 2007). As informações também serão aproveitadas no Plano Estadual de Recursos da Semgrh/AM.

jornalismo@portalamazonia.com 

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA