domingo, 10 de março de 2013

Doce TPM

 O equilíbrio entre a vontade e a necessidade precisa ser intenso quando se trata de TPM – foto: divulgação
O equilíbrio entre a vontade e a necessidade precisa ser intenso quando se trata de TPM – foto: divulgação
Todo mês é a mesma coisa. A maioria das mulheres sofre os sintomas da tensão pré-menstrual, a famigerada TPM. Na companhia dela vêm sempre cólicas, retenção de líquidos, irritabilidade, ansiedade, enxaqueca, dor nas pernas, inchaço nos seios, entre outros. Com tudo isso, o que esperar de uma mulher com todos esses sintomas? Respostas extremas à parte, conseguir alívio para esses sintomas pode ser mais fácil do que se imagina e muitas vezes com a ausência de medicamentos.
De acordo com o nutricionista Dibo Mussa Neto, existem alimentos que pioram o quadro dos sintomas. “açúcar que é conhecido pela alteração de humor e o aumento da irritabilidade, as frituras e as carnes vermelhas que aumentam as inflamações do corpo, potencializando as cólicas e as dores de cabeça”, esclarece.
A perda de cálcio e vitamina B6 pode ser a responsável pela irritabilidade e as crises de choro das mulheres, o cardápio adaptado para essa ausência ameniza significativamente os sintomas. Para Dibo, quem ajuda no combate às dores de cabeça são os vegetais verde-escuro. “Rúcula, alface,couve, agrião, são ricos em magnésio e vitamina B6 e ainda são conhecidos por auxiliarem na qualidade do sono e amenizar a irritabilidade”, explica.
Adepta da compressa de água quente quando a coisa piora, a estudante Bruna Cabo Verde, apela para o remédio no período pré-menstrual. “Tenho um histórico de cólica muito forte desde a minha mãe e comprei uma compressa elétrica para aliviar a dor. Junto dela, tomo remédio e tento manter repouso”, conta.
O equilíbrio entre a vontade e a necessidade precisa ser intenso quando se trata de TPM, ainda mais com o consumo excessivo de chocolate. “Por mais que a mulher coma chocolate para aliviar aquela tensão, é importante que ela beba bastante água, que ajuda na prevenção da retenção de líquido e ao mesmo tempo, ajuda a eliminar as toxinas do organismo”, argumenta o nutricionista.
Ainda de acordo com Dibo, refrigerantes e sal em excesso retêm ainda mais líquidos. “Esses alimentos contêm muito sódio, o que favorece o surgimento do inchaço pelo corpo. Chás escuros e chocolates são ricos em cafeína e quando consumimos em grande quantidade aumentam a sensação de irritabilidade e perda de sono”, explica.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA