domingo, 17 de março de 2013

Feito de pau-rosa, violino do Titanic é encontrado após 101 anos do naufrágio

O pau-rosa é uma árvore da Amazônia, hoje ameaçada de extinção. A exploração da madeira resistente começou no século 17.


Foto: Reprodução/Henry Aldridge & Son/AFP
Foto: Reprodução/Henry Aldridge & Son/AFP
A pequena orquestra do Titanic entrou para a história, conhecida por ter tocado até o último momento possível durante o naufrágio do navio em abril de 1912. Parte dessa história ganhou um elemento também surpreendente: a preservação do violino do maestro do grupo, mesmo 101 anos após o acidente. O instrumento, hoje avaliado em pelo menos 100 mil euros, é feito de pau rosa – madeira de uma árvore da Amazônia.
De acordo com informações da France Presse, o violino foi encontrado em um sótão na Inglaterra. Foram necessários sete anos para certificar a origem do instrumento e a autenticá-lo como de Wallace Hartley, chefe da orquestra do Titanic. ”O violino foi encontrado em uma mala de couro, que estava presa a seu corpo”, contou à AFP Andrew Aldridge, da casa de leilões britânica Henry Aldridge & Son.
Personagem de Wallace Hartley no filme 'Titanic', de James Cameron. Foto: Reprodução
Personagem de Wallace Hartley no filme ‘Titanic’, de James Cameron. Foto: Reprodução
O violino, presente de Maria Robinson, noiva de Hartley, tinha uma pequena placa em prata escrita ‘Para Wallys, por ocasião de nosso noivado. Maria’, um elemento que permitiu autenticá-lo. Pouco tempo depois da tragédia, a mãe de Wallace Hartley disse à imprensa: “Eu sabia que ele morreria com seu violino. Ele era apaixonadamente ligado a este instrumento”. Após o resgate do instrumento, as autoridades canadenses o enviaram a Maria Robinson.
Os peritos que examinaram o instrumento também concluíram que os sedimentos e a ferrugem encontrados no violino eram compatíveis com uma imersão na água do mar. O corpo de Wallace Hartley passou dez dias na água. Ele era um dos oito membros da orquestra do Titanic, e uma das 1,5 mil pessoas que morreram quando o navio naufragou nas águas geladas do Atlântico Norte após colidir com um iceberg durante sua viagem inaugural, na madrugada do dia 14 para o 15 de abril 1912.
O violino ficará exposto a partir da Páscoa na prefeitura de Belfast, cidade onde o Titanic foi construído. À agência de notícias, Andrew Aldridge afirmou que está fora de questão colocar o instrumento em leilão por enquanto, e que a casa negocia com museus.

A madeira O Pau-Rosa é uma árvore de grande porte encontrada na Amazônia e que pode atingir até 30 metros de altura por 2 metros de diâmetro. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a distribuição original da espécie ocorreu no Equador, na Colômbia, na Guiana, na Guiana Francesa, no Peru, no Suriname e na Venezuela.
Especificamente no Brasil, a árvore é encontrada no Pará, Amapá e Amazonas. Atualmente, o pau-rosa é explorado exclusivamente no estado do Amazonas. Com nome científico Aniba rosaeodora Ducke, o pau-rosa é da família das lauráceas, parente dos louros e das canelas.
A extração da árvore Pau-rosa teve início no final do século 18, usada para a fabricação de móveis e barcos, classificada como muito resistente, inclusive ao ataque de insectos. Posteriormente, a exploração atendeu a extração de óleo, usado como essência na formulação de vários perfumes na Europa e nos Estados Unidos, entre eles o famoso Chanel N.º 5.

jornalismo@portalamazonia.com 

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA