domingo, 10 de março de 2013

Candidatos à reitoria da Ufam apontam metas de gestão, no AM

Reforma administrativa e redução de reprovação estudantil são temas.
Propostas envolvem ampliação de projetos e formação de servidores.

Candidatos a reitor da Universidade Federal do Amazonas (Foto: Divulgação/Adua)Candidatos a reitor da Universidade Federal do Amazonas (Foto: Divulgação/Adua)

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai às urnas para eleger o reitor e vice-reitor no dia 27 de março. Três chapas estão na disputa pela reitoria da instituição.
Disputam o posto mais alto na hieraquia da universidade os candidatos Henrique dos Santos Pereira, Sylvio Puga e a atual ocupante do cargo e tentando a reeleição, Márcia Peralles. Ao G1, os candidatos do pleito apontaram as principais metas e ações para a gestão 2013/2017.

Henrique Pereira: foco na responsabilidade e inclusão
social universitária
Professor Henrique Pereira é disputa no pleito pela chapa "Renova Ufam" (Foto: Divulgação/Adua) 
Professor Henrique Pereira disputa pleito pela chapa 
"Renova Ufam" (Foto: Divulgação/Adua)

Candidato a reitor pela chapa "Renova Ufam", o professor Henrique dos Santos Pereira, da Faculdade de Ciências Agrárias, explicou que o programa de gestão dele contempla ações em sete áreas temáticas: ensino de graduação e pós-graduação; extensão, responsabilidade e inclusão universitária social universitária; pesquisa e inovação tecnológica.
Administração financeira, de material e de pessoas, planejamento e desenvolvimento institucional, assuntos estudantis e comunitários, infraestrutura e logística também integram o planejamento de atuação do candidato a reitor.
"A questão mais importante neste momento em relação ao ensino de graduação seria diagnosticar, problematizar e planejar ações para reduzir o tempo médio de conclusão dos cursos oferecidos pela Ufam, evitando a evasão universitária. Cada curso vai requerer um diagnóstico técnico para que a universidade possa detectar o impacto do processo que a ampliação de vagas está causando na instituição, tanto na perspectiva dos estudantes como dos professores e coordenadores dos cursos", avaliou Henrique Pereira.
Outra proposta do candidato da "Renova Ufam" é incluir aspectos de responsabilidade e inclusão social universitária à área de extensão, tornando-a integrante do processo de formação dos estudantes. "Assim ela deixa de ser uma atividade menos importante, comparada com outras finalidades da instituição, ocupando lugar de destaque", comentou o professor.
Na pauta política para reitoria, Henrique Pereira disse que implantará a verdadeira isonomia salarial por considerar a Ufam, atualmente, como uma instituição multicampus. Dentre as prioridades, o candidato apontou ainda a necessidade de realizar reforma organizacional voltada ao administrativo da universidade. "A Ufam ampliou a oferta dos cursos noturnos, mas sua estrutura e cultura de funcionamento ainda operam mais para os períodos matutino e vespertino. É preciso mais segurança para ter condições de trabalho à noite”, justificou Pereira.
Caso seja eleito reitor da Ufam, o candidato prometeu ainda uma transição cuidadosa e responsável, mantendo e ampliando os projetos bem-sucedidos atuais, além fazer a manutenção dos compromissos da gestão anterior.
“É extremamente importante que a universidade se relacione com diferentes esferas de governo e com outras instituições no estado. Cabe a Ufam, Universidade do Estado do Amazonas (Uea) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) desempenha lado a lado a política de educação do nosso estado. Relação harmoniosa com o Inpa, Embrapa e outras instituições de pesquisas importantes”, concluiu Henrique dos Santos Pereira.   

Márcia Peralles: foco nas metas ainda não realizadas
Márcia Perales busca reeleição como reitora da Universidade Federal do Amazonas (Foto: Divulgação/Adua) 
Márcia Perales busca reeleição como reitora da Universidade
 Federal do Amazonas (Foto: Divulgação/Adua)

Candidata à reeleição, a professora Márcia Perales que compõe a chapa “Ufam sempre melhor”, enfatizou que desde quando foi eleita reitora da universidade, em 2009, muitas políticas foram implementadas. O foco da candidata é consolidar as políticas e cumprir as ações propostas que não foram possíveis de realizar no primeiro mandato.
Perales destacou que o programa de gestão abrange 22 eixos temáticos e dentre os principais focos de atuação, o ensino de graduação é considerado um dos mais importantes. “Estruturamos quatro projetos para redução da reprovação na universidade, agora transformaremos em um grande programa, instituindo uma nova política institucional. Temos problemas em áreas de conhecimento específico que são preocupantes e a universidade deve cuidar”, afirmou Perales.
Segunda a candidata, as ações de melhoria das condições de trabalho, que, segundo ela, já vem sendo desempenhadas, serão reforçadas para os servidores (técnicos administrativos em educação e docentes).
“Em 2013, estamos levando para o Conselho Superior o programa de capacitação dos servidores, que vai ter orçamento dobrado. Com os docentes, trabalhamos com modalidades de pós-graduação, que foram levadas para o interior do Amazonas. Também trabalhamos com pós-graduação para os servidores em engenharia de produção. Agora precisamos ampliar esse leque porque os servidores respondem muito bem ao estímulo da qualificação”, disse Márcia Perales.
A candidata pretende manter e ampliar projetos como o serviço de refeição já implantado no campi da Ufam em Benjamin Constant. A política de assistência estudantil é um dos eixos de atuação do programa de Márcia Perales.
“Porque 70% dos alunos da universidade são oriundos das classes C, D e E. Isso significa dizer que eles precisam de um apoio diferenciado. Apesar de ser uma grande vitória os alunos adentrarem a instituição, é preciso ter condições de permanência para que eles concluam sua graduação. Esse trabalho voltado aos discentes será ampliado com a criação da Diretoria Ações Afirmativas, que ficará na orientação da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários”, anunciou a professora.
Márcia Perales frisou que pretende manter a relação atual da Universidade Federal do Amazonas com as instituições de ensino e pesquisa, além de órgãos públicos. “Nos últimos três anos e sete meses tivemos uma relação extremamente parceira, que possibilitou fazer muita coisa em conjunto. No entanto, temos que respeitar a singularidade de cada instituição e buscar parceiros com objetivos convergentes”, finalizou.
 
Sylvio Puga: foco na reforma administrativa
Sylvio Puga também concorre ao cargo de reitor da Ufam (Foto: Divulgação/Adua) 
Sylvio Puga também concorre ao cargo de reitor
da Ufam (Foto: Divulgação/Adua)
O diretor da Faculdade de Estudos Sociais (FES), professor Sylvio Puga, disputa à reitoria da universidade pela chapa “Uma nova Ufam vai nascer”. Para o candidato, a proposta de reforma administrativa da universidade é a principal bandeira de campanha, que caso seja eleito será encaminhada de imediato ao Conselho Universitário.
“A universidade cresceu nos últimos dez anos, mas sua estrutura permaneceu a mesma. Então essa dicotomia entre o crescimento versus a estrutura inalterada fez com que vivenciássemos as condições atuais da instituição. Se não enfrentamos o problema de vez mudando a estrutura administrativa, os problemas irão continuar nos próximos anos, por isso queremos corrigir agora”, analisou o candidato.
Sylvio Puga apontou a resolução da burocracia institucional como umas das primeiras ações na gestão da Ufam. “A burocracia na universidade é muito intensa e que tem provocado grandes perdas para professores em vários setores. Vamos desburocratizar ao máximo as ações da universidade para criar soluções”, revelou.
O candidato a reitor afirmou que irá manter projetos já existentes na Ufam durante da gestão 2013/2017. “Os trabalhos desempenhados bem não serão alterados, mas as ações que precisam ser corrigidas sofrerão mudanças. Porque o projeto é institucional e não de gestor. Vamos discutir com o Conselho Universitário os problemas e as soluções para nossa universidade. Abriremos a instituição para mais possibilidades”, ressalvou Puga.
A ampliação das parcerias externas da Ufam com instituições de ensino, órgãos da iniciativa pública e privada também integra as políticas de gestão do candidato. “Estaremos aberto ao diálogo com todos os apoios  e segmentos da sociedade”, enfatizou Sylvio Puga.

                                       

Perfil dos candidatos à reitoria

Professor Henrique Pereira é disputa no pleito pela chapa "Renova Ufam" (Foto: Divulgação/Adua)
Professor Henrique Pereira é disputa no pleito pela chapa "Renova Ufam" (Foto: Divulgação/Adua)
Henrique dos Santos Pereira, 48 anos, manauense, ingressou como aluno na Universidade Federal do Amazonas em 1981, onde concluiu o curso de agronomia em 1985. Foi diretor de assuntos culturais do CUCA (Centro Universitário Cultural de Agronomia). Ele tem mestrado em ecologia no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e durante o doutorado foi pesquisador bolsista do Museu de Antropologia. No período de 1989 a1992, foi presidente da Associação de Docentes da Universidade do Amazonas (Adua). Entre 1990 e 1994, exerceu quatro vezes a função de chefe do Departamento de Ciências Fundamentais e Desenvolvimento Agrícola da Faculdade de Ciências Agrárias (DCFDA). Entre 2004 e 2009, ele atuou como superintendente estadual do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Henrique Pereira tem como candidato a vice-reitor, o professor José Luiz de Souza Pio, do Instituto de Computação.

Márcia Perales busca reeleição como reitora da Universidade Federal do Amazonas (Foto: Divulgação/Adua)
Márcia Perales busca reeleição como reitora da Universidade Federal do Amazonas (Foto: Divulgação/Adua)
Márcia Perales Mendes Silva, 48 anos, casada, dois filhos, é docente do curso de Serviço Social desde 1986, reitora da Universidade Federal do Amazonas, de onde está licenciada. Recebeu várias premiações devido à atuação na pesquisa e nos programas de pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (mestrado e doutorado) e Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia. É líder do Grupo de Estudos e do Grupo de Pesquisa: Processos de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (GETRA). Lançou, em 2011, o livro “As expressões do mundo do trabalho: um olhar para os trabalhadores do parque industrial de Manaus”. Márcia Perales é coordenadora Geral do Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras e do Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE). É graduada em Serviço Social (UFAM); especialista em Fundamentos da Educação (UFAM); mestre e doutora em Serviço Social (PUC/SP). Ela disputa reeleição com o professor Hedinaldo Narciso Lima, atualmente vice-reitor licenciado do cargo.


Sylvio Puga também concorre ao cargo de reitor da Ufam (Foto: Divulgação)
Sylvio Puga também concorre ao cargo de reitor da Ufam (Foto: Divulgação)
 Sylvio Puga é Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (1992). Mestre em Economia pela Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atuou como Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Pesquisador e Orientador em dois Programas de Pós-Graduação de mestrado: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PRODERE) e Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Controladoria (PPG-CC). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em economia regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Manaus, Amazonas, Pólo Industrial de Manaus, Amazônia e Desenvolvimento Regional. Como candidato a vice-reitor na chapa, o professor da Ufam e ex-secretário executivo-adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas, o doutor em Física Aplicada e Engenharias, Waltair Machado.
            
Por: Adneison Severiano do G1 AM

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA