terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Cheia dos rios faz seis municípios do AM decretarem estado de emergência


Boca do Acre decretou estado de emergência (Foto: Divulgação/Associação Amazonense de Municípios)
Boca do Acre decretou estado de emergência (Foto: Divulgação/Associação Amazonense de Municípios)
Cerca de 1,6 mil famílias foram atingidas ou estão desabrigadas, diz AAM. Outros sete municípios estão em alerta e podem decretar emergência.
 
Pauini, Envira, Guajará, Ipixuna  e Humaitá passaram a integrar a lista de municípios que decretaram estado de emergência por conta da cheia dos rios. Boca do Acre já havia decretado emergência  na semana passada. Os rios Purus, Juruá e Madeira já invadiram as cidades e mais de 1,6 mil famílias já foram atingidas ou estão desabrigadas. As informações foram divulgadas pela Associação Amazonense de Municípios (AAM), nesta segunda-feira (17).

Segundo dados recolhidos pela AAM junto às prefeituras, outros sete municípios – Apuí, Borba, Manicoré, Novo Aripuanã, Canutama, Lábrea e Carauari – estão em alerta e devem decretar Estado de Emergência nos próximos dias.
Na próxima quarta-feira (19), a Associação Amazonense de Municípios deve promover uma reunião técnica com a Defesa Civil Estadual e a Companhia de Pesquisa de Recursos Mineiras (CPRM) para planejar ações e reavaliar requisitos e documentações necessárias para solicitar o auxílio financeiro do Governo Federal para o atendimento aos desabrigados e recuperação da infraestrutura afetada pela cheia.

Em pelo menos duas cidades, o tráfego na principal via de ligação terrestre com o restante do País está seriamente comprometido: na BR-317, que liga Boca do Acre à Rio Branco (AC), um trecho de terra está intransitável e na BR-319 – Humaitá / Porto Velho (RO) – partes da estrada estão quase submersas e caminhões guincho particulares cobram cerca de R$ 50 para fazer a travessia de carros de passeio.

Segundo CPRM, por enquanto, somente o Rio Madeira apresenta uma situação acima da média. Na tarde desta segunda-feira, o Madeira atingiu a cota de 17,73 metros, em Porto Velho, superando em 21 centímetros a marca histórica registrada em 1997.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA