quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Brasil piorou sua posição no ranking mundial da corrupção

Capa do relatório de 2013 da Ong Transparência Internacional sobre percepção da corrupção no mundo.
Capa do relatório de 2013 da Ong Transparência Internacional sobre percepção da corrupção no mundo.
Foto: Divulgação

Em seu relatório sobre a percepção da corrupção do setor público divulgado nesta terça-feira, a Ong Transparência Internacional revela que a prática piorou no Brasil com o país caindo três posições no ranking. De 69ª no ano passado, o Brasil ocupa agora a 72ª posição este ano e está no grupo de países onde a corrupção é crônica.

O estudo da ONG analisou a percepção da corrupção em 177 países. Mais de dois terços dos países avaliados atingiram um índice abaixo de 50 de uma escala que vai de 0 (percebido como altamente corrupto) até 100 ( percebido como menos exposto à corrupção). O Brasil, no índice divulgado pela Ong, registrou 42 pontos, um a menos do que no ranking passado.
Esse índice é uma combinação de pesquisas e avaliações de especialistas sobre corrupção durante um ano. As informações são checadas de acordo com os critérios da Transparência Internacional. A maior abertura dos países a seus sistemas de informação e regras da conduta de seus governos podem ajudar a melhorar o índice, enquanto a falta de transparência das atividades do setor público e a ineficiência de entidades de controle e investigação prejudicam a percepção de combate à corrupção.
Pelos critérios adotados, os países menos corruptos são, pela ordem: Dinamarca e Nova Zelândia, que somaram 91 pontos, e Finlândia com 89. Por outro lado, os país mais corruptos são Somália, Coreia do Norte e Afeganistão com apenas 8 pontos.
Pedidos
Para a Transparência Internacional a corrupção no setor público continua sendo um problema gravíssimo e um desafio para o mundo, principalmente em relação ao financiamento de partidos políticos, à polícia e ao sistema judiciário.
A Organização também pede que instituições públicas sejam mais abertas em relação à divulgação de suas atividades e tomadas de decisões. Apesar de contar com uma rede de entidades e especialistas, a Transparência Internacional constata que ainda é muito difícil identificar e investigar casos de corrupção
“O índice 2013 de Percepção da corrupção mostra que todos os países ainda enfrentam a ameaça de corrupção em todos os níveis de governo, desde a liberação de documentos locais até o reforço de leis e regras”, afirmou Huguette Labelle, presidente da Transparência Internacional, em comunicado divulgado à imprensa. 
A ONG pede que instituições como o G20 lutem contra a lavagem de dinheiro e para que governos e empresas.  “É hora de acabar com atos de corrupção. As brechas legais e a falta de vontade política do governo facilitam tanto a corrupção interna e além das fronteiras dos países, e exigem que intensifiquemos nossos esforços para combater a impunidade dos corruptos ", disse Labelle.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA