domingo, 16 de fevereiro de 2014

A Avenida que tem o maior e mais bonito Túnel Verde do Brasil

Isaac José Peres
A Avenida Parque, também conhecida como túnel verde de Itacoatiara, foi projetada e iniciada em 1928 pelo ex-prefeito judeu Isaac José Peres, que se inspirou no Champs-Élysées de Paris, depois foi dada continuação por vários outros prefeitos que o sucederam, que também fizerem melhoramentos no calçamento da Avenida, destacando o ex-prefeito Chico do Incra que com recursos próprios da Prefeitura construiu sozinho 05 alamedas. Na época de sua construção inicial, foi denominada de Avenida Ruy Barbosa, e depois: Plínio Ramos Coelho, Torquato Tapajós e finalmente Avenida Parque


Na época de sua construção, foram plantados os primeiros oitizeiros (licania tomentosa), pois trata-se de uma árvore natural do cerrado brasileiro, que é ideal para sombreamento de praças e jardins, o seu fruto é comestível e sua madeira pode ser aproveitada para a construção civil. Essa árvore que foi chamada localmente de benjaminzeiro. Hoje se transformou na principal árvore de sombreamento de logradouros públicos e residencial da cidade de Itacoatiara.


A Avenida, corta o traçado urbano da cidade ao meio. Possui 1.830 mts de extensão e 32 mts de largura, conta com 346 pés de oiti, dispostos em fila dupla, totalmente entrelaçados, formando um grandioso Túnel Verde. Configurando-se com a maior Avenida de Túnel Verde do Brasil, haja visto que as demais dessa natureza, não alcançam mais de 500 mts de extensão. 







Mais informações 

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA