domingo, 16 de fevereiro de 2014

Governo do Estado entrega pacote de obras em Itacoatiara, entre elas recuperação de cinco ramais


 

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entrega à população de Itacoatiara (distante 176 km de Manaus), neste sábado (15) 38,3 quilômetros de ramais recuperados que vão beneficiar mais de duas mil famílias. A ação no município também compreende a entrega de 46 kits sangria, 50 mil alevinos e dois geradores de energia.
A cerimônia de entrega será às 9h, no Ginásio Poliesportivo da Escola Estadual Vital de Mendonça, na rua Álvaro França, nº 1.740, bairro Colônia. “Estamos fazendo nosso trabalho, levando oportunidade ao homem e a mulher do campo. É importante frisar que essa é uma ação continuada da Gestão Omar Aziz para melhorar a vida dos produtores rurais”, ressaltou o titular da Sepror, Eron Bezerra.

Ramais - Ao todo serão entregues obras em cinco ramais, são eles: Rondon I, com extensão de 10,2km; Rondon II, com extensão de 11,5km; Janamã I, com extensão de 8,6km; Janamã II, com extensão de 3,7km; e Cararazinho, com extensão de 4,5km. O valor da obra está orçado em R$ 1,3 milhão.
“Temos o compromisso de auxiliar os produtores, dentro do programa de Expansão da Produção. Uma ação como esta, vai além da nossa meta, pois leva também dignidade para que as crianças, por exemplo, cheguem as escolas, e para que famílias acessem a saúde, entre tantos outros serviços”, ressaltou o Eron Bezerra.
De acordo com o secretário, a recuperação dos ramais vai ajudar a escoar a produção dos trabalhadores do campo. “A recuperação dos ramais é um dos trabalhos da Sepror para melhorar o escoamento da produção. Esse trabalho está inserido no programa de infraestrutura e beneficia inúmeras famílias de produtores rurais”, ressalta.

Geradores - Os dois geradores de energia que serão entregues devem beneficiar mais de 300 famílias, da Comunidade Itapilima, que enfrentam, diariamente, os desafios e percalços de morar no interior da Amazônia.
A ação é realizada através do programa de Infraestrutura Energética, do Sistema Sepror, e trabalha ativamente para levar oportunidade ao trabalhador e à população rural para que possam desenvolver sua produção e, mesmo, ter uma qualidade melhor de vida.

Kit sangria – Os 46 kits sangria e os 50 mil alevinos integram o programa de Expansão da Produção, respectivamente, da Fauna e Flora e da Pesca e Aquicultura.
Segundo o secretário Eron Bezerra, os kits substituem equipamentos prejudiciais à saúde e que eram utilizados por essas famílias ao extrair o látex, como: poronga, trocada por lanternas de led.
O objetivo do projeto é impulsionar a produção de borracha no Estado, potencializar o trabalho das famílias e levar dignidade aos produtores que atuam na extração do látex. Em 2013, mais de 10 mil famílias receberam os kits, gerando uma renda média de R$ 7,9 milhões na venda da borracha.

Reunião – Às 14h, o secretário de Produção Rural, representantes e integrantes do Sistema Sepror no município – composto pela Secretaria de Produção Rural, Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) – e do programa Residência Agrária se reúnem para discutir e promover ações do Sistema.

fonte: Sengov / Blog da floresta

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA