sábado, 16 de novembro de 2013

PARABÉNS DILMA, POR TER VETADO A CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS E NÃO DEIXADO AS COISAS PIORES DO QUE JÁ ESTÃO

Dilma veta criação de novos municípios

Dilma Rousseff


A presidenta Dilma Rousseff vetou, integralmente, o Projeto de Lei 98/2002 que criava, incorporava, fundia e desmembrava municípios. No despacho presidencial ao Congresso, publicado ontem  (14), em edição extra no Diário Oficial da União, Dilma diz que a proposta de lei devolvida ao Congresso, contraria “o interesse público”.
A matéria foi devolvida hoje ao presidente do Legislativo, Renan Calheiros (PMDB-AL) que terá que colocar o veto para a análise dos deputados e senadores. Segundo o despacho presidencial, o Ministério da Fazenda ponderou que a medida expandiria “a expansão expressiva do número de municípios” o que acarretaria no aumento das despesas do Estado com a manutenção da estrutura administrativa e representativa.
O ministério ponderou, ainda, que o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas que permitam a cobertura dos novos gastos, “o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica”.
Além disso, os técnicos da área econômica destacaram que, com o crescimento de municípios brasileiros, haveria uma “pulverização” na repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso, acrescentam na justificativa para o veto presidencial, acarretaria em prejuízos para as cidades menores, além de maiores dificuldades financeiras.// (Paulo Onofre)

Atitude sensata da presidente Dilma, pois não adianta criar municípios que não tem as mínimas condições de caminhar com suas próprias pernas, e que por consequência os parcos recursos destinados aos municípios já existentes, não vão mais diminuir. Ate porque, esses locais que almejavam ficar “independentes”, não tem receita própria capaz de sustenta-los. Isso só iria agradar de fato, um grupo de políticos que estavam interessados nisso, para tirarem dividendos políticos, inclusive nestas próximas eleições, em detrimento da manutenção dos serviços públicos nestes locais existentes, que já são deficitários, iriam partir para a total debilidade dos mesmos. Na minha humilde opinião, esses locais que almejam ser independentes, primeiro teriam que demonstrar comprovadamente real condição de auto sustentabilidade, e isso teria que ser agora e não transferir essa possibilidade para o futuro depois da dita emancipação. Isso é que nem empréstimo de banco, primeiro você tem que provar se tem condições reais de pagar, ai o seu projeto é avaliado, para saber a verossimilidade de sua afirmação, para depois liberar o recurso para o interessado. Por ter conhecimento real que pelo menos esse não é o caso de Novo Remanso, sou contra, pois isso prova que não seria bom nem para o povo da região pretendida e nem para Itacoatiara. Valeu Dilma (Frank Chaves)
 

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA