segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Mais de 60% das rodovias do Estado são apontadas como ruins pela CNT

Pesquisa colocou a BR-174 no 96º lugar do ranking das ligações rodoviárias de todo Brasil.
Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta segunda-feira, constatou que as condições gerais de 63% das estradas federais e estaduais do Amazonas são ruins ou péssimas. A avaliação observou os níveis de conservação, segurança e conforto em quatro rodovias federais do Estado.
A BR-174, que liga Manaus a Boa Vista (RR), subiu sete posições em relação à colocação no ano passado e agora ocupa o 96º lugar no ranking das ligações rodoviárias de todo País. Para a CNT, a estrada tem sinalização péssima, pavimento e geometria ruins. Em 2012, a BR-174 ficou em 103º lugar.
Os 30 quilômetros entre a AMT-174 e a BR-174 foram avaliados como os piores no Amazonas. A via teve pavimento e sinalização classificados como ruins. A geometria foi identificada como regular. As rodovias BR-319 e BR-230 estão com a pavimentação regular e a sinalização péssima.
Já a rodovia estadual AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara, teve o estado geral classificado como ruim pela pesquisa da CNT. A pior avaliação da via é em geometria, considerada péssima. A sinalização da estrada foi classificada como ruim e a pavimentação regular.
A pesquisa mapeou dez pontos críticos em rodovias no Amazonas. São consideradas como pontos críticos situações que trazem graves riscos à segurança dos usuários, como erosões na pista, buracos grandes, quedas de barreira ou pontes caídas.
Segundo a CNT, a região Norte tem hoje o maior incremento no custo operacional devido a má qualidade da pavimentação, seguida da Centro-Oeste. Já as rodovias com estado de conservação adequado do Sul e Sudeste proporcionam redução de até 5% no consumo de combustível.

No Brasil
Segundo a CNT, o estado geral das rodovias brasileiras piorou em 2013 em comparação aos dados extraídos na pesquisa de 2012. Nesta edição do balanço, foi observado que 63,8% da extensão avaliada apresentam alguma deficiência no pavimento, na sinalização ou na geometria da via. Em 2012, o índice havia sido de 62,7%.
Esta é a 17ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias e foram avaliados 96.714 quilômetros em 30 dias de coleta em campo. Foram pesquisadas toda a malha federal pavimentada e as principais rodovias estaduais.
De acordo com o presidente da CNT, senador Clésio Andrade, os números mostram a necessidade urgente de aumentar os investimentos nas rodovias brasileiras, principalmente em duplicação das vias.
O levantamento da CNT aponta que rodovias com pavimento adequado proporcionam uma economia de até 5% no consumo de combustível, o que traz benefícios ao meio ambiente. Se for considerado o consumo de óleo diesel no Brasil, em 2013, seria possível uma economia de R$ 661 milhões de litros (R$ 1,3 bilhão) e uma redução da emissão de 1,7 megatonelada de gás carbônico, principal gás causador do efeito estufa.

@portald24am

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA