Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada
nesta segunda-feira, constatou que as condições gerais de 63% das
estradas federais e estaduais do Amazonas são ruins ou péssimas. A
avaliação observou os níveis de conservação, segurança e conforto em
quatro rodovias federais do Estado.
A BR-174, que liga Manaus a Boa Vista (RR), subiu sete posições em
relação à colocação no ano passado e agora ocupa o 96º lugar no ranking
das ligações rodoviárias de todo País. Para a CNT, a estrada tem
sinalização péssima, pavimento e geometria ruins. Em 2012, a BR-174
ficou em 103º lugar.
Os 30 quilômetros entre a AMT-174 e a BR-174 foram avaliados como os
piores no Amazonas. A via teve pavimento e sinalização classificados
como ruins. A geometria foi identificada como regular. As rodovias
BR-319 e BR-230 estão com a pavimentação regular e a sinalização
péssima.
Já a rodovia estadual AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara, teve o
estado geral classificado como ruim pela pesquisa da CNT. A pior
avaliação da via é em geometria, considerada péssima. A sinalização da
estrada foi classificada como ruim e a pavimentação regular.
A pesquisa mapeou dez pontos críticos em rodovias no Amazonas. São
consideradas como pontos críticos situações que trazem graves riscos à
segurança dos usuários, como erosões na pista, buracos grandes, quedas
de barreira ou pontes caídas.
Segundo a CNT, a região Norte tem hoje o maior incremento no custo
operacional devido a má qualidade da pavimentação, seguida da
Centro-Oeste. Já as rodovias com estado de conservação adequado do Sul e
Sudeste proporcionam redução de até 5% no consumo de combustível.
No Brasil
Segundo a CNT, o estado geral das rodovias brasileiras piorou em 2013
em comparação aos dados extraídos na pesquisa de 2012. Nesta edição do
balanço, foi observado que 63,8% da extensão avaliada apresentam alguma
deficiência no pavimento, na sinalização ou na geometria da via. Em
2012, o índice havia sido de 62,7%.
Esta é a 17ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias e foram avaliados
96.714 quilômetros em 30 dias de coleta em campo. Foram pesquisadas toda
a malha federal pavimentada e as principais rodovias estaduais.
De acordo com o presidente da CNT, senador Clésio Andrade, os números
mostram a necessidade urgente de aumentar os investimentos nas rodovias
brasileiras, principalmente em duplicação das vias.
O levantamento da CNT aponta que rodovias com pavimento adequado
proporcionam uma economia de até 5% no consumo de combustível, o que
traz benefícios ao meio ambiente. Se for considerado o consumo de óleo
diesel no Brasil, em 2013, seria possível uma economia de R$ 661 milhões
de litros (R$ 1,3 bilhão) e uma redução da emissão de 1,7 megatonelada
de gás carbônico, principal gás causador do efeito estufa.
@portald24am
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