quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pibid de Licenciatura em Informática de Itacoatiara é destaque na Seminfo 2013

O Pibid de Licenciatura em Informática de Itacoatiara é destaque na Seminfo 2013 O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit) foi destaque na VII Semana de Informática, com a oficina Linux Educacional para professores. Ao todo, a oficina contou com um total de 30 participantes. 


Entre os inscritos, a oficina contou com professores de escolas estaduais e municipais, graduandos em pedagogia da UNOPAR, professores do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), professores do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Escola Superior de Tecnologia (EST) e Cesit da UEA.

Na ocasião, os participantes conheceram o Projeto Pibid de Licenciatura em Informática e, em seguida, participaram da oficina Linux Educacional com três horas de duração. Os instrutores e integrantes do Projeto Pibid, entre eles o coordenador de área, os professores supervisores e os acadêmicos bolsistas mostraram aos participantes as diversas ferramentas educacionais contidas no Linux Educacional.
 
Para o coordenador de área do projeto, Luiz Sérgio, a oficina de Linux Educacional foi uma grande oportunidade oferecida pelo Cesit na VII Semana de Informática aos professores participantes. “Os professores tiveram acesso ao sistema operacional mais utilizado em laboratórios de informática das escolas públicas no Brasil e que até hoje sofre pela falta de mão-de-obra especializada em utilizá-lo e auxiliar alunos e professores”, afirmou.

A diretora do Cesit, Andreza Mourão, destacou a repercussão da oficina entre o público. “Os professores dispõem de um sistema operacional riquíssimo em conteúdo educacional, porém esses professores necessitam de um treinamento para conhecer e saber como utilizar essa ferramenta. O Linux Educacional certamente é uma grande contribuição das tecnologias de informação e comunicação para o processo de ensino-aprendizagem”, disse.

Segundo a professora da escola municipal Chibly Abrahim, Jorgefa Santos Almeida, a oficina foi enriquecedora e contribuiu para um despertar no sentido de utilizar em suas aulas o Software Educacional Gcompris do Linux Educacional em disciplinas como Português, Matemática, Física, Química e entre outras para alunos do ensino fundamental.

Na mesma perspectiva, a acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR, Adriana Taborda Bee, destacou que a oficina oportunizou conhecer diversas ferramentas educacionais e conhecimentos em informática de uma maneira fácil e dinâmica. “Os instrutores são atenciosos e isso possibilitou o esclarecimento de dúvidas em relação ao Linux Educacional”, destacou.

O projeto Pibid de Licenciatura em Informática do Cesit tem como coordenador de área o professor Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa e está presente em duas escolas da rede municipal de ensino. Os professores supervisores são: Oderlan Glória de Souza, da Escola Municipal Maria Nira Guimarães e Rosinaldo Cabral Almeida, da Escola Municipal Yeda Henriques. Cada supervisor tem sob sua responsabilidade 7 bolsistas do projeto, totalizando 14 integrantes.

Fonte: www.uea.edu.br/notícias

Um comentário:

Frank Chaves disse...

Parabéns prezado amigo Sérgio, vc não tem idéia do quanto estou feliz pelo seu sucesso acedêmico e profissional e por sua parceria com a Andreza Mourão. Certamente voces ainda darão bons frutos para a nossa UEA (CESIT)de Itacoatiara.

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA