quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Encerramento do FTA traz espetáculo dirigido por Ney Matogrosso em Itacoatiara

85936_460x270_0798678001382555556
O espetáculo “Dentro da Noite”, dirigido por Ney Matogrosso e interpretado por Marcus Alvisi, do Rio de Janeiro, encerra o 10º Festival de Teatro da Amazônia, realizado em Itacoatiara pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, e Federação de Teatro do Amazonas – FETAM.
O monólogo, com duração de 1 hora, será apresentado na sexta-feira, dia 25, no Clube Recreativo dos Professores de Itacoatiara, às 20h, como parte da programação de encerramento do 10º FTA, que conta ainda com homenagem a atriz e diretora Selma Bustamante e entrega de prêmios aos vencedores do Festival.
“Dentro da Noite” é a adaptação de Alvisi para dois textos do contista e cronista carioca João do Rio: Um que leva o título da peça em que um sádico fala a um amigo, com detalhes e requintes de crueldade, sobre sua bizarra tara; e o seguinte se passa no interior de uma biblioteca particular, no qual o narrador relembra a amigos a erótica aventura, de desenlace grotesco, que vivera naquele carnaval.
De acordo com ator o espetáculo é uma homenagem e resgate a esse grande escritor brasileiro chamado João do Rio. “A peça é o resgate desse autor esquecido. Ele é o personagem principal, o grande mestre desse espetáculo”, revela Alvisi, que há três anos vem realizando apresentações e temporadas do trabalho.
A estreia de “Dentro da Noite” ocorreu em 2010, em Portugal, um pouco antes de Ney Matogrosso assumir a direção. “Ney entrou no projeto quando viu a apresentação de uma performance dessa peça, numa livraria no Leblon, fez ótimas observações e deu corpo estrutura e a marcação que faltava, foi quando virou um espetáculo de fato”, lembra Alvisi.
Avisi e Ney Matogrosso são amigos há quase 30 anos. Começaram praticamente juntos no teatro, no Rio de Janeiro, e essa parceria dos dois tem rendido ótimas críticas ao espetáculo e boa aceitação por parte do público, principalmente no eixo Rio-São Paulo.
Será a primeira que o ator encena o espetáculo na região Norte, o que deixa ele bem feliz, principalmente por se tratar de um festival de teatro, em que vai se apresentar não só para um público, mas para atores e diretores de teatro.
“A expectativa para apresentação é boa. Vou fazer uma peça para pessoas de teatro, o que me deixa bastante feliz. É sempre bom participar de um evento como esse. É fazer teatro em volta de teatro”, reflete o ator, que participou da programação acadêmica, também, ministrando a Oficina de Improvisação.

Premiação
Os vencedores do 10º Festival de Teatro da Amazônia (FTA) serão conhecidos na sexta-feira, dia 25, durante cerimônia de encerramento do evento. Os espetáculos da Mostra Competitiva – Adulto/Infanto-juvenil concorrem a prêmios nas categorias: Melhor Espetáculo, Melhor Diretor, Ator, Atriz, Cenário, Figurino, Pesquisa Musical, Maquiagem, Texto Original e Iluminação, tanto para espetáculos Adultos e Infanto-juvenis.

Amazonfest

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA