terça-feira, 29 de outubro de 2013

Hotel Cassina: sucesso e decadência do ícone histórico de Manaus

Hotel Cassina: sucesso e decadência do ícone histórico de Manaus

Construído em 1899, o hotel era reflexo do momento vivido pela capital amazonense: o apogeu da borracha

A capital amazonense chegou ao ápice da riqueza durante o ciclo da borracha. Prédios suntuosos, arquitetura europeia e todo glamour necessário. O Amazonas era um ótimo lugar para viver. E hoje? O que sobrou dessas belezas arquitetônicas? Apenas fotos, imagens que até parecem um sonho distante. A história se repetiu com outras obras importantes para a construção da história local e entre eles, o Hotel Cassina e Cabaré. O Portal Amazônia foi em busca da história do prédio que chama atenção na Rua Bernardo Ramos, 295, no Centro antigo que foi do sucesso a decadência em pouco tempo .
Hotel Cassina não sobreviveu a queda da economia e hoje está fechado. Foto: Diego Oliveira/Portal AmazôniaHotel Cassina não sobreviveu a queda da economia e hoje está fechado. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
Construído em 1899, o hotel levava o nome do empresário italiano Andréa Cassina. Ponto de encontro entre os intelectuais da época, o Hotel Cassina era reflexo do momento vivido pela capital amazonense: o apogeu da borracha. Mas, com o setor sofrendo queda e a economia na cidade abalada, o prédio transformou-se em pensão e, logo após, recebeu o nome de 'Cabaré Chinelo'.
O médico Antônio Loreiro, 70, possui 16 livros publicados. Ele é um historiador amador e conta um pouco sobre a importância do hotel para a cidade. "Era um lugar famoso e hospedou algumas pessoas ilustres, como por exemplo, Luis Gálvez, ex-governador do Acre. O Hotel Cassina pode ser comparado ao Hotel Tropical, pelo fato de que, naquela época, somente as pessoas ricas podiam se hospedar lá. Imagina o quanto colaborava para a economia local?", indagou.
Outro motivo para o sucesso do Hotel Cassina era a localização privilegiada. A área era composta pela Sede Provincial do Amazonas, Praça do Palácio, Terceiro Batalhão de Artilharia e uma Fábrica de Redes. "Com o passar dos anos e a queda da borracha, a cidade foi sendo esquecida. Então, os lugares que eram atração da cidade foram falindo e fecharam as portas", afirmou Loreiro.

Hotel Cassina é ícone da época de ouro amazonense. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

"Infelizmente até o momento apenas promessas de restauração. O prédio conta um pouco da história de Manaus, mas olha o estado dele", falou Loreiro. Ele acredita que o crescimento da cidade afasta as pessoas da sua história. 
Experiência
Na obra de Gonçalves Maia, 'Livro de Viagem: Norte' (1904), existe um capítulo especial do Hotel Cassina. No trecho, o autor revela algumas peculiaridades do lugar. Ele cita questões como preço, conforto e entorno do hotel, durante o período em que ficou hospedado. Confira. 




Blog do Holanda




Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa! é mesmo de 1904?

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA