Como reflexo da ampliação dos horários de funcionamento, a administração do porto prevê aumento de 14% nas contratações de funcionários
No Chibatão passam cerca de 70% dos produtos, insumos e manufaturados que têm como destino ou origem o Amazonas
Principal
terminal portuário da Região Norte do País – com mais de 1,2 milhão de
m² de área útil – o Porto Chibatão, localizado na zona Sul de Manaus
(AM), começa a operar oficialmente durante 24 horas por dia a partir
desta quinta-feira (17).
A
mudança ampliará o funcionamento das movimentações de cargas nos
armazéns e pátios, entrega de mercadorias desembaraçadas pela Receita
Federal Brasileira e do recebimento de cargas para exportação.
O
porto alfandegado, que faz parte do Grupo Chibatão, também passa a
operar ininterruptamente na entrega e no recebimento de cargas de
cabotagem (de outros portos brasileiros para Manaus), mercadorias de
internação para empresas já habilitadas, cargas em trânsito aduaneiro e
contêineres vazios.
Entretanto
o despacho aduaneiro de mercadorias importadas para exportação, para
importação, sujeitas à internação e para trânsito aduaneiro passa a ser
realizado em horário diferenciado, de segunda a sexta-feira, das 8h às
12h e de 13h às 17h conforme determina a portaria do órgão federal.
O
Amazonas passa a ser um dos últimos estados beneficiados com a
ampliação do horário. Com a medida, os setores produtivos da economia da
Região Norte superam um de seus principais gargalos logísticos,
resultando em maior celeridade nos processos para liberação de carga.
Segundo
a assessoria do terminal portuário, no Porto Chibatão passam cerca de
70% dos produtos, insumos e manufaturados que têm como destino ou origem
o Estado do Amazonas, e principalmente o Polo Industrial de Manaus
(PIM).
Para
o gestor do terminal, Jhony Fidelis, a previsão é que o volume total de
cargas que mensalmente passa pelo porto – 25 mil TEUs em média – seja
ampliada a médio e longo prazo.
“O
planejamento do porto e dos armadores indica que a maior parte dos
produtos previstos até o final do ano já estão definidos, principalmente
porque estamos no auge da produção do PIM para o Natal. Salvo pequenas
variações, provavelmente, não teremos neste primeiro momento acréscimo
significativo no volume de cargas”, avalia Fidelis, ao acrescentar que
para o primeiro semestre de 2014 o cenário será outro.
Contratações
Entre
os reflexos imediatos, o Porto Chibatão abriu a temporada de
contratações e prevê até o final do ano aumento de 14% no número de
colaboradores apenas para atender as operações nos novos turnos de
trabalho.
“Já
temos a estrutura e tecnologia, que antes ficavam ociosas, mas
precisamos reforçar nossos quadros principalmente de operadores de
máquinas especiais, RTGs e de tratores portuários”, explica o gestor.
A
flexibilidade de horários na movimentação de cargas entre navios,
pátios e empresas permitirá ainda mudanças e a ampliação das linhas de
produção no PIM e também reduzirá drasticamente a concentração de
caminhões em horários de pico na rota entre o terminal e os clientes.
*Com informações da assessoria de imprensa
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