quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Depois de oito anos de espera, enfim o Mercadão de Manaus é reinaugurado

A festa de reinauguração do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, na noite de quarta-feira, como parte das comemorações do aniversário de 344 anos da cidade de Manaus, teve o mérito de colocar em um mesmo espaço físico centenas de personagens da história do mercadão e do Centro. Foram quase oito anos de espera, tempo em que os permissionários tiveram que buscar alternativas nem sempre tão favoráveis. E a ansiedade só não superou a felicidade.

Américo Silva começou no Mercado Adolpho Lisboa com 17 anos de idade. Já vendeu estivas e hoje trabalha com artesanato. Antes do restauro, chegava a faturar mil reais por dia. Na feira provisória, viu o padrão de vida cair, a ponto de ter que tirar os filhos da escola particular. Hoje, esperava ansioso, a grande inauguração. "É a vida que recomeça", disse ‘seo’ Américo.

Outro que comemorou muito foi Luís Avelino. Ele não perdeu tempo. Enquanto aguardava a festa, no início da tarde, dava os últimos retoques na banca de ervas e raízes medicinais e se preparava para começar a atender o seu público, nas primeiras horas da manhã deste feriado de aniversário da cidade. “Quero voltar a trabalhar no mercado, sonho com isso. No período da feira provisória sofremos muito”, disse.
Adelaide Tanaka também faz parte dessa história. Ela começou a trabalhar no Mercado Adolpho Lisboa há 35 anos. Hoje, com 55, não esconde a felicidade de ver o mercadão ser reinaugurado. “Feliz demais, muito ansiosa. Isso aqui é a nossa raiz, da minha família. Tem pessoas aqui que estão no mercado há mais de 70 anos. Muitos já passaram e vão deixando seus filhos, netos”, declarou, emocionada.

Arthur entrega mercado com declaração de amor a Manaus

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, fez um discurso emocionado na solenidade de reinauguração do Mercado Municipal Adolpho Lisboa. “Este é um momento singular, impar. É o momento do recomeço, da separação entre as mazelas que não queremos e a cidade que queremos. E nós não vamos recuar. Não vamos recuar por um motivo muito simples: eu, Arthur Virgílio Neto, te amo Manaus”, disse o prefeito, visivelmente emocionado.

Arthur disse que esse não é um aniversário qualquer e que, possivelmente, não haverá outro aniversário com uma carga emocional igual a este. “É um símbolo”, disse. O prefeito destacou que o Adolpho Lisboa é o mercado municipal mais bonito de todos os mercados do Brasil e um local onde os permissionários estão recebendo justiça. “E quis Deus que essa justiça viesse pelas nossas mãos, pela nossa administração”, disse.

Arthur disse que muitas obras serão entregues a população, na comemoração dos 344 anos. Ele citou as unidades habitacionais do Jorge Teixeira, zona Leste, as obras em 35 quilômetros de avenida, em parceria com o governo e com Exército, construção de creches, escolas, unidades básicas de saúde. “Estamos fazendo uma parceria que é muito proveitosa para Manaus, uma parceria que já colocou água para 200 mil pessoas e até março tudo estará resolvido”, afirmou, destacando as ações integradas com o governo do Estado.

“Mas, pode ser que a gente faça muitas obras, até maiores, mais caras, mais dispendiosas que esta, mas dificilmente alguma vai tocar o nossos corações como esta. É o espírito de cada um de nós que está ganhando corpo”. Arthur disse ainda que, com o mercado, Manaus vai se acostumar com coisas boas. “Os moradores daqui do entorno já estão pintando suas fachadas”, exemplificou.

Convidado de honra do evento, o governador Omar Aziz também evidenciou o momento histórico e fez um apelo para que a população ajude a cuidar do patrimônio histórico da cidade. “Essa obra marca o recomeço da construção de Manaus. E sei que muitas outras obras virão, mas nenhuma terá esse mesmo simbolismo”, afirmou.
 
Governador Omar Aziz destaca importância cultural e histórica da revitalização do Centro de Manaus

Durante a reinauguração do mercado municipal Adolpho Lisboa, realizada na noite desta quarta-feira, 23 de outubro, o governador Omar Aziz classificou a restauração do prédio, que possui 130 anos, como uma das obras mais importantes para a cidade de Manaus dos últimos tempos. “No aniversário da cidade, Manaus está sendo presenteada com uma obra belíssima. Nós, que moramos aqui, sabemos da importância cultural e histórica que tem o mercado municipal”, destacou Omar Aziz.

Em seguida, o governador falou das obras que o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus estão realizando para revitalizar o Centro Histórico, realizando um trabalho de restauração em importantes prédios da cidade. “Essa é uma obra que marca o recomeço da reconstrução do Centro Histórico de Manaus. Hoje é o mercado Adolpho Lisboa, amanhã é a Igreja da Matriz, e nós também estamos reconstruindo a praça e a Igreja dos Remédios”, comentou Omar Aziz.


Portal do Holanda

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA