Dr.-Raimundo-Silav,-Frank-C
Professor e historiador Frank Chaves, vereador Presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara Dr. Raimundo Silva, Deputado Presidente da ALEAM Josué Neto e Sr João Manuel Filgueiras Ferreira, Diretor Geral da CMI.
 
O  Presidente da CMI, vereador Raimundo Silva esteve em Manaus acompanhado do colega de Academia Itacoatiarense de Letras professor Frank Chaves e do Diretor Geral da Câmara Municipal de Itacoatiara Sr. João Manuel, para solicitar do Governador Omar Abdel Aziz e do Presidente da ALEAM, que fosse disponibilizado o prédio que fica em frente a praça de São Francisco para que ali funcione em estado permanente, a sede da Academia Amazonense de Letras, assunto que é objeto de compromisso afirmado  no gabinete do Presidente da Câmara pelo Governador, em uma de suas viagens a Itacoatiara.
                                           A Academia Itacoatiarense de Letras é uma entidade que possui personalidade jurídica, estatuto, regimento interno e foi declarada de utilidade Pública pela Lei 252/13. No momento possui 20 membros efetivos, dentre eles escritores, poetas, pesquisadores, artistas e demais cidadãos itacoatiarenses de notório saber, que estão em plena atividade intelectual e promovendo ações desta natureza em prol do desenvolvimento sociocultural deste município.
                                        A Academia não dispõe de espaço para agregar seus membros e que lhes permita desenvolver as suas atividades culturais com tranqüilidade. Com resultados positivos em benefício de toda comunidade itacoatiarense. O prédio que pedimos ao Governo do Estado há mais de dois anos, já estamos ocupando a partir de quando tivemos o compromisso do Governador de nos conceder o referido imóvel. Nele tivemos que realizar melhorias substantivas, com os nossos próprios recursos porque se encontrava em estado de abandono, extremamente deteriorado, inclusive inabitável para qualquer finalidade.
Evidentemente para que os membros da Academia desenvolvam suas atividades culturais, de forma correta e produtiva, não podemos prescindir de um prédio com as características daquele que estamos solicitando do Governo, até porque são muitas as atividades que a AIL tem nos seus objetivos de criação como, seus tradicionais cafés culturais, proferindo palestras em sua sede e em escolas públicas deste município, também mantendo intercâmbio cultural com intelectuais e artistas do Estado do Amazonas e das demais unidades da federação.   

No plano de trabalho da entidade para o segundo semestre de 2013, está previsto a instalação de uma biblioteca comunitária, que inicialmente disporá de mais de 3.000 livros disponíveis a comunidade. Também está prevista a criação de uma sala de exposição temporária e permanente, a sala do museu da imagem e do som de Itacoatiara, que vai abrigar o acervo de músicas dos cantores do município, bem como, de imagens significativas da cidade de Itacoatiara, para que sirvam para a consulta de professores, alunos e pesquisadores.
 
CMI