Os candidatos terão o primeiro compromisso público na próxima terça-feira (26), quando ocorrerá o debate de abertura da campanha.
Chapa no. 10 da professora Márcia Peralles. Foto: |
MANAUS – A disputa pela reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) já está oficialmente aberta: três chapas concorrem à administração superior, gestão 2013/2017. O prazo de oficialização da candidatura encerrou às 18h desta sexta-feira (22), na sede da Associação dos Docentes da Ufam (Adua). No mesmo local funciona a Comissão Central de Consulta (CCC), responsável pelo processo em que a comunidade universitária escolherá o próximo reitor e vice-reitor da instituição.
Candidata à reeleição, a professora Márcia Perales compõe com o professor Hedinaldo Narciso Lima, a chapa “Ufam sempre melhor” (nº 10). Ambos tiveram de desincompatibilizar do cargo de reitora e vice-reitor para poder concorrer à consulta.
Quem também passou pelo mesmo procedimento foi o ex-diretor da Faculdade de Estudos Sociais (FES), professor Sylvio Puga, que, junto ao ex-secretário Executivo Adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas, professor Waltair Machado, forma a chapa “Uma nova Ufam vai nascer” (nº 33). O registro da candidatura foi efetuado três horas antes do término do prazo de inscrição.
Está na disputa, também, a chapa “Renova Ufam” (nº 44), formada pelos professores Henrique dos Santos Pereira, da Faculdade de Ciências Agrárias, e José Luiz de Souza Pio, do Instituto de Computação. A chapa registrou a candidatura na tarde desta quinta-feira (21).
De acordo com a presidente da CCC, Ana Cristina Belarmino, o processo de inscrição foi tranquilo, com todos os candidatos cumprindo os requisitos descritos no regimento do processo de consulta. “Todos eles cumpriram as exigências, apresentando o currículo lattes, o programa de trabalho e a planilha contendo a origem e aplicação dos recursos financeiros para campanha”, afirmou, acrescentando que o procedimento é fundamental “para a democracia e para a transparência da consulta”.
Debates
Os candidatos terão o primeiro compromisso público na próxima terça-feira (26), quando ocorrerá o debate de abertura da campanha. O encontro será realizado das 16h às 18h, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), no setor Norte do Campus Universitário. A mediadora será a jornalista da TV Cultura, Vivian Alencar.
Outros seis debates estão previstos para ocorrer até o dia 25 de março, sendo um em cada unidade acadêmica da Ufam fora da sede e o último no auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do Campus.
Confira o Calendário de Atividades do Processo de Consulta
26/02 a 25/03 – Período de debates 1º turno
27/03 – Votação 1º turno
28/03 – Divulgação do resultado 1º turno
02/04 – Debate 2º turno (se houver)
04/04 – Votação 2º turno (se houver)
05/04 – Divulgação oficial do resultado 2º turno (se houver)
Redação - jornalismo@portalamazonia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário