quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Deputado Cabo Maciel afirma que tapume da obra de construção da segunda etapa do muro de contenção da orla da cidade de Itacoatiara, confunde-se com as atividades de operação da Estação Hidroviária da cidade

Porto Itacoatiara
Enquanto a Estação Hidroviária de Itacoatiara opera em pleno vapor, desde o dia 15 de outubro de 2013, data em que o porto da cidade foi reaberto pelo DENIT, sob o árduo trabalho de persistência do Deputado Estadual Cabo Maciel, que não mediu esforços para se articular junto ao Senador Alfredo Nascimento, de igual forma junto ao DENIT e a Capitania dos Portos do Amazonas e AHIMOC, para sua efetiva reabertura, pois a mais de oito anos estava interditado em razão da obra de reforma.

Desde então, o porto da cidade já operou com um relevante  serviço de embarque e desembarque de cargas e passageiros que o quadro a seguir apresenta.

Porto Itacoatiara 1 
Neste contexto, o porto tem possibilitado uma modesta oferta de mão de obra para a classe portuária da cidade. E em outra frente de trabalho, o Deputado Cabo Maciel, juntamente com o Senador Alfredo Nascimento, já viabilizaram a abertura de licitação junto ao Ministério dos Transportes, de recursos para a construção do novo porto de cargas, que será construído no bairro do Jauari II (antiga Portobras). Fato que impulsionará a economia da cidade e, principalmente criará uma grande demanda de serviços para a classe portuária.
PORTO e ARRAIAL = 0184 
Desta forma fica claro, que o porto antigo da cidade, foi reformado e transformado em Estação Hidroviária, para operar com embarque e desembarque de passageiros e de cargas de médio porte, e que está operando normalmente desde outubro de 2013. Ficando as operações de cargas de grande porte, para serem operadas no novo porto que está em plena fase de licitação para a sua efetiva construção. Todavia, as operações com cargas de grande porte, estão sendo operadas normalmente ao largo, com os navios fundeados na margem direita do Rio Amazonas, esse serviço está operando inclusive com importação e exportação. Esta ação utiliza portuários da cidade de Itacoatiara. Mas enquanto o porto novo não sai, uma boa quantidade de estivadores de município, estão trabalhando nos portos de Manaus. Situação que será equalizada com a construção e o efetivo funcionamento do novo porto da cidade.

Comissão - DNIT - GALVÃO 49 - Cópia 
Neste interim, o Governo do Estado do Amazonas, liberou recursos para a construção da segunda etapa do Muro de Contenção da Orla de Itacoatiara, cuja obra se encontra nas cercanias do porto público da cidade, que está com boa parte, isolada com tapumes de zinco. Fato que se confunde com as atividades do porto, que se encontra em pleno funcionamento com acesso pelo seu portal de entrada principal.
Porto Itacoatiara 4 
Talvez esse fato, esteja abrindo precedentes, para que o porto da cidade esteja sendo visitado com frequência por políticos, que estão usando de má fé, para denegrir o trabalho feito para reabrir o porto público da cidade. Ao tempo em que fazem de tudo para não reconhecer o seu funcionamento. Isso é de causar estranheza, pois durante os oito anos que o porto ficou abandonado, ninguém moveu uma palha para reativá-lo, e colocar novamente Itacoatiara na rota hidroviária do Amazonas. Agora que conseguimos superar isso, aparecem os “senhores da verdade” de todos os lados, mas com o sentido de tirar proveito político do fato, do que de ajudar de forma mais efetiva e permanente a população de Itacoatiara. Nesse contexto, estou tranquilo por ter feito minha parte e não sossegarei enquanto não ver este porto 100%, bem como da realização da construção do novo porto da cidade. Cuja bandeira de luta sempre foi e será permanente, não é coisa de momento pré-eleitoral, como alguns estão encarando o fato.

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