Enquanto a Estação Hidroviária de
Itacoatiara opera em pleno vapor, desde o dia 15 de outubro de 2013,
data em que o porto da cidade foi reaberto pelo DENIT, sob o árduo
trabalho de persistência do Deputado Estadual Cabo Maciel, que não mediu
esforços para se articular junto ao Senador Alfredo Nascimento, de
igual forma junto ao DENIT e a Capitania dos Portos do Amazonas e
AHIMOC, para sua efetiva reabertura, pois a mais de oito anos estava
interditado em razão da obra de reforma.
Desde então, o porto da cidade já operou
com um relevante serviço de embarque e desembarque de cargas e
passageiros que o quadro a seguir apresenta.
Neste
contexto, o porto tem possibilitado uma modesta oferta de mão de obra
para a classe portuária da cidade. E em outra frente de trabalho, o
Deputado Cabo Maciel, juntamente com o Senador Alfredo Nascimento, já
viabilizaram a abertura de licitação junto ao Ministério dos
Transportes, de recursos para a construção do novo porto de cargas, que
será construído no bairro do Jauari II (antiga Portobras). Fato que
impulsionará a economia da cidade e, principalmente criará uma grande
demanda de serviços para a classe portuária.
Desta
forma fica claro, que o porto antigo da cidade, foi reformado e
transformado em Estação Hidroviária, para operar com embarque e
desembarque de passageiros e de cargas de médio porte, e que está
operando normalmente desde outubro de 2013. Ficando as operações de
cargas de grande porte, para serem operadas no novo porto que está em
plena fase de licitação para a sua efetiva construção. Todavia, as
operações com cargas de grande porte, estão sendo operadas normalmente
ao largo, com os navios fundeados na margem direita do Rio Amazonas,
esse serviço está operando inclusive com importação e exportação. Esta
ação utiliza portuários da cidade de Itacoatiara. Mas enquanto o porto
novo não sai, uma boa quantidade de estivadores de município, estão
trabalhando nos portos de Manaus. Situação que será equalizada com a
construção e o efetivo funcionamento do novo porto da cidade.
Neste
interim, o Governo do Estado do Amazonas, liberou recursos para a
construção da segunda etapa do Muro de Contenção da Orla de Itacoatiara,
cuja obra se encontra nas cercanias do porto público da cidade, que
está com boa parte, isolada com tapumes de zinco. Fato que se confunde
com as atividades do porto, que se encontra em pleno funcionamento com
acesso pelo seu portal de entrada principal.
Talvez
esse fato, esteja abrindo precedentes, para que o porto da cidade
esteja sendo visitado com frequência por políticos, que estão usando de
má fé, para denegrir o trabalho feito para reabrir o porto público da
cidade. Ao tempo em que fazem de tudo para não reconhecer o seu
funcionamento. Isso é de causar estranheza, pois durante os oito anos
que o porto ficou abandonado, ninguém moveu uma palha para reativá-lo, e
colocar novamente Itacoatiara na rota hidroviária do Amazonas. Agora
que conseguimos superar isso, aparecem os “senhores da verdade” de todos
os lados, mas com o sentido de tirar proveito político do fato, do que
de ajudar de forma mais efetiva e permanente a população de Itacoatiara.
Nesse contexto, estou tranquilo por ter feito minha parte e não
sossegarei enquanto não ver este porto 100%, bem como da realização da
construção do novo porto da cidade. Cuja bandeira de luta sempre foi e
será permanente, não é coisa de momento pré-eleitoral, como alguns estão
encarando o fato.
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