quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Municípios do Amazonas terão árvores-símbolo

A escolha da árvore deverá ser aberta a todos os munícipes
Todos os municípios do Estado do Amazonas poderão instituir uma árvore para simbolizar sua flora e biodiversidade, a partir deste ano. É o que dispõe a Lei Ordinária nº 3980/2013, de autoria do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Ambiental Sustentável (Caama), deputado estadual Luiz Castro.
A escolha da árvore deverá ser aberta a todos os munícipes, com ampla participação da comunidade escolar, e caberá as prefeituras a promoção das campanhas elucidativas quanto a importância da cidade ter um símbolo ambiental.
Conforme Luiz Castro, a árvore-símbolo é de fundamental importância para a educação ambiental como um todo, além de levar aos cidadãos mais um incentivo para preservação da natureza. “Queremos mostrar e incentivar a implantação de viveiros de mudas da espécie. É importante a conservação e distribuição de vários tipos da nossa flora”, salientou.
O Poder Legislativo, no âmbito da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Sustentável, emitirá um certificado contendo, as seguintes informações básicas da árvore, como o nome científico da espécie, a família e a utilidade comum, entre outros itens.
A Lei também dispõe que, nas áreas públicas do município – especialmente em praças e passeios públicos, onde haja espaço conveniente – poderá ser plantada uma ou mais espécies da árvore-símbolo de que trata esta lei.

Neste aspecto Itacoatiara já está na frente, pois desde a década de 80, o município adotou a castanheira (bertholetia execelsa) como árvore símbolo, cuja árvore se encontra no centro do brasão oficial do município de Itacoatiara. Inclusive existe um exemplar desta árvore que está localizada na estrada AM-010, que tem uma lei ambiental específica de proteção! (Frank Chaves)

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA