quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

No Pará, safra da cidade que mais produz abacaxi no País vai aumentar 30%

Estimativa é passar de 350 mil para 450 mil toneladas de abacaxi na cidade de Floresta do Araguaia

BELÉM - A Floresta do Araguaia é o município que mais produz abacaxi no Brasil e pode aumentar em quase 30% a safra controlada neste ano, em relação ao ano de 2013. A estimativa é passar de 350 mil para 450 mil toneladas e expandir a área irrigada por microaspersão - tecnologia que permite produção contínua, sem condicionamento da época de chuvas. As previsões são do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).
Foto:Juliano Ribeiro/Seagro-TOFoto:Juliano Ribeiro/Seagro-TO
A Emater acompanha cerca de 500 agricultores familiares envolvidos com a atividade naquele município do sudeste paraense. São mais de 3 mil hectares plantados sob indução floral, pelos produtores atendidos, e menos de 5% já são irrigados. “Em 2013 conseguimos, em parceria com o Banco do Brasil, aprovar seis projetos de financiamento de irrigação pela linha Mais Alimentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar", explicou técnico em agropecuária e chefe interino do escritório local da Emater, José Ednaldo Pereira. Com essa parceria cada produtor recebeu R$ 32 mil para adquirir e implantar o sistema e em 2014 pelo menos mais 30 devem ser beneficiados.
abacaxi de Floresta do Araguaia é da variedade pérola, considerada de polpa doce e suculenta, ideal para consumo in natura e tipo exportação. A maior parte da colheita segue para estados das regiões Sudeste e do Sul do País. A safra antes do tempo costuma abastecer as regiões próximas, Belém e uma indústria de sucos instalada no próprio município.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA