domingo, 8 de dezembro de 2013

Jornais britânicos colocam Manaus entre as cidades mais ‘mortais’ do planeta

‘Daily Mirror’ e ‘Daily Mail’ destacam o índice de criminalidade e os riscos a saúde na capital. Governantes não comentaram ainda sobre as publicações por desconhecerem as fontes usadas.


O jornal inglês Daily Mirror chama cidade de ‘Manaus homicida’. 


ManausNeste domingo (8), dois jornais ingleses ‘Daily Mirror’ e ‘Daily Mail’ divulgaram notícias depreciativas sobre Manaus para alertar torcedores e turistas que vierem à capital do Amazonas para o jogo entre Inglaterra e Itália, na primeira rodada da Copa do Mundo de 2014, no dia 14 de junho.

As publicações destacam o índice de criminalidade e os riscos à saúde, como doenças e picadas de animais peçonhentos. Com um título alarmante - ‘Manaus Homicida: torcedores ingleses enfrentam jogo da Copa do Mundo em um dos mais mortais lugares da Terra -, o diário da Grã-Bretanha afirma que Manaus é a 11ª cidade mais violenta do mundo, sem citar nenhuma fonte de pesquisa.

O ‘Mirror’ destaca que 945 homicídios ocorreram na ‘miserável’ cidade amazonense, no ano passado, nas quais 70% estão relacionados ao tráfico de drogas. ‘Ladrões armados e enlouquecidos de drogas percorrem favelas, que são áreas proibidas para os turistas’, publicou.

O jornal garante que o Ministério das Relações Exteriores aconselha os turistas a evitar uso de joias e reforça a sensação de insegurança sobre Manaus ao dizer que a capital tem uma taxa extremamente alta de assalto à mão armada de pedestres, motoristas e clientes em restaurantes.

Sobre os riscos à saúde, tanto o ‘Mirror’ quanto o ‘Daily Mail’ sugerem cuidados aos visitantes contra os ataques de cobras, escorpiões e tarântulas e os riscos de contrair raiva de cães. O ‘Mail’ é mais redundante e afirma que ‘a floresta amazônica em torno de Manaus é a casa do escorpião amarelo brasileiro, uma das variedades mais mortais do planeta, com uma picada venenosa que pode ser fatal em crianças ou adultos idosos’.

No caso das doenças mais comuns na região, o ‘Mail’ destaca a febre amarela e a dengue, citando que há cerca de 100 milhões de casos de dengue por ano e nenhuma vacina. Já o ‘Mirror’ diz que o alerta é para a malária, difteria e hepatite.

Outro problema de Manaus que os visitantes terão que suportar durante o Mundial, além do calor em média de ‘32º Celsius e umidade de 84%’, segundo o ‘Mirror’ e ‘Mail’, são os hotéis de baixa qualidade a preços exorbitantes. O ‘Mirror’ declara que, conforme o site de viagens Tripadvisor, é normal quartos imundos e cozinhas infestadas de insetos, baratas e ratos.

O secretário de segurança pública do Estado, Paulo Roberto Vital, não comentou sobre as publicações por desconhecer as fontes usadas para fundamentar as informações sobre a criminalidade na capital. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, preferiu não discutir as declarações dos jornais ingleses e reiterou que a cidade estará bem preparada para receber os turistas e torcedores das seleções (oito no total), conclamando a hospitalidade da população aos ingleses e todos os estrangeiros.

Na semana passada, antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, o governador do Estado, Omar Aziz, e o prefeito de Manaus, Arthur Neto, rebateram declarações do técnico da Inglaterra, Hoy Hogdson, sobre evitar jogar na Arena da Amazônia. (Jornal Diário do Amazonas)


Repúdio a nota dos jornais britânicos

Isso é um tremendo absurdo, esses gringos continuam olhando para o Brasil e principalmente para o Amazonas, com essa visão preconceituosa e carregada de exageros. Não bastaram os anos que passaram usurpando nossas riquezas no tempo do império, quando nossas madeiras nobres, ouro e pedras preciosas, eram extraídas do nosso solo, para decorar os palácios europeus, e nossas pedrarias, adornavam os corpos esbranquiçados das senhoras da corte. Em 1876, em plena euforia da borracha, o Inglês Henry Wickham, levou sementes de seringa da Amazônia para Inglaterra. Que depois de aclimatarem nossas hevea brasilense formaram seringais de cultivo na Malásia, e a produção estrangeira superou logo a produção Brasileira. Fato que fez Manaus quebrar e virar porto de lenha.
Do por conta desse inglês que contrabandeou as sementes da nossa seringueira, arruinando a economia do Amazonas e Pará, bem como afetou todo a economia do país. Ou seja, muito tempo esse povo vem surrupiando nossas riquezas, e em plena preparação par a copa do mundo, vem falar mal do país e do estado, que sustentou a coroa britânica por muito tempo. Talvez só porque foram sorteados para jogarem em nossa arena, em pleno verão amazônico. Ora, quando se viaja para lá, qualquer um tem que se submeter ao frio estarrecedor natural do lugar. Parece que esse povo, por se tratar de uma das culturas mais antigas do mundo. Não leram as obras dos viajantes ingleses que estiveram aqui contratados por D. Pedro II e bancados pela coroa britânica, para estudar nossa fauna e flora. Destacando-se Henry Walter Bates e Alfred Russel Wallace, que publicaram belíssimas obras, que até hoje são obras de referência para cientistas de todo mundo. Vale ressaltar que na época aportaram na nossa Vila de Serpa, hoje Itacoatiara, em uma noite de natal, e declararam ter assistido uma apresentação do Sairé e da festa de São Benedito, momento em que declaram admiração pela nossa cultura e por terem sido muito bem recebidos pelo nosso humilde povo. Os apontamentos riquíssimos dos viajantes ingleses revelaram também o nosso clima, o modo de vida do nosso povo, e rasgavam elogios para a nossa riqueza natural.

De posse disso, podemos comprovar que os cientistas ingleses de ontem, foram mais educados, do que os jornalistas britânicos da atualidade. Que tentam demonizar nossa terra, a qual em épocas passadas, fora fonte de riqueza e sustentação dos europeus.

Os apontamentos riquíssimos dos viajantes ingleses revelaram o nosso clima, o modo de vida do nosso povo, e rasgavam elogios para a nossa riqueza natural. Depois desses esclarecimentos, quem são eles para falar mal da nossa terra, é como se estivessem literalmente cuspindo no prato que comeram. Na realidade eles estão é com medo de enfrentar a nossa seleção brasileira, e ficam inventando desculpas esfarrapadas para não assumiram que estão na realidade se borrando antes mesmo do fato ser consumado. Para que não pareça que a educação britânica, de fato é seja só para inglês ver. Mas isso, vamos entregar a Cristo, que os receberá de braços abertos, tal qual o redentor do corcovado. Que tenham uma boa estada em nossa terra calorosa de afeto e tradição cultural, que deixem de ser sisudos e sintam-se em casa, cujo prazer talvez não tenhamos em sua nobre  terra, onde a frieza de sua cultura se fecha para o mundo, no momento em que os jogos pregam justamente o contrário, a paz, a competitividade salutar, a harmonia entre as nações e os povos. Sejam bem vindos gringos, e tragam bastante dinheiro para tomar agua gelada, para consumir produtos de nossa zona franca e de nossos artesãos, para compensar pelo menos em parte, aquilo que nos foi tirado no passado. 




Noticias da pacata Inglaterra, e seu tratamento aos brasileiros.


Em 2003, a família do brasileiro Edson Viana de Moraes, de 27 anos, encontrado morto em um quarto onde morava na cidade de Brighton, na Inglaterra, desconfia de que o ajudante-geral tenha sido vítima de um assassinato. Ele trabalhava há dois anos em um restaurante e foi encontrado morto com quatro golpes de faca no tórax no dia 12 de novembro.

Jean Charles de Menezes (Gonzaga, Minas Gerais, 7 de janeiro de 1978 - Londres, 22 de julho de 2005) foi um brasileiro que ficou conhecido após ser morto por engano pela SO19, unidade armada da Scotland Yard dentro de um trem do metrô de Londres. Os policiais supostamente o confundiram com Hamdi Adus Isaac (ou "Hussain Osman") suspeito de tentar fazer um fracassado atentado a bomba no metrô, na véspera [1]. Esses fatos ocorreram duas semanas após os atentados de 7 de julho, quando uma série de explosões atingiu o sistema de transporte público de Londres, e 56 pessoas morreram.

E aí, não se deve apedrejar os outros, quando o seu telhado é de vidro, viu senhores ingleses!
 
Frank Chaves

Um comentário:

Leonado disse...

O Edson é meu tio.

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA