domingo, 29 de dezembro de 2013

Bumbás em união na Feira de Turismo de Lisboa

Festival Folclórico de Parintins vence edital que unirá Garantido e Caprichoso na divulgação da cultura amazônida 

Bois prosseguem com a circulação cultural em 2014
Bois prosseguem com a circulação cultural em 2014 (Arquivo A Crítica)

A tradição do Festival Folclórico de Parintins se prepara, mais uma vez, para alçar voos além do continente sulamericano. Tudo porque os bois Garantido e Caprichoso irão até Portugal exaltar a cultura bumbá durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das mais tradicionais feiras do setor na Europa, prevista para ocorrer no período de 12 a 17 de março de 2014, na mesma cidade. O festival venceu o edital de Apoio à Promoção Turística Internacional das Festas Juninas, lançado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), e irá rumo à Europa mostrar um fragmento da festa folclórica aos portugueses, com o apoio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur).
De acordo com o presidente do Garantido, Telo Pinto, irão todos os itens oficiais do boi, batucada, banda e dançarinos. 30 membros de cada agremiação folclórica embarcam em março. A apresentação em Lisboa, porém, não tem caráter competitivo: se ampara apenas pela divulgação cultural dos bumbás da região fora do País. O boi Garantido se apresentará pela segunda vez em Portugal e já passou por países como China, Inglaterra e França, conforme Telo. “Temos a preocupação de levar o boi aos mais variados lugares. Quanto mais divulgarmos o nosso festival, mais ganhamos”, comemora Pinto.
Conforme ele, a ideia é levar para Portugal o que o bumbá vermelho tem de melhor. Às vésperas da gravação do DVD “Fé” no Bumbódromo de Parintins, marcada para o dia 31 de dezembro, o presidente do Garantido garante que serão levadas para a feira de Lisboa algumas das toadas novas e antológicas do boi, como “Tic Tic Tac” e “Vermelho”. Telo destaca que, nestes momentos, a rivalidade entre Garantido e Caprichoso fica apenas na arena de competição. “Em relação ao fator de divulgação e conhecimento da nossa cultura os dois bois entram de mãos dadas. Tanto na hora da difusão quanto na captação de recursos para aperfeiçoar o festival, é preciso que os bois estejam unidos para realizar tudo”, acrescenta Telo.

Novidades
Segundo o diretor de eventos do Caprichoso em Manaus, Carlos Costa, os dois bois irão abrir a apresentação juntos no evento português. Logo após, cada bumbá apresentará duas músicas. “Ao final, faremos uma apoteose com os dois bois”, assinala o diretor. Ainda segundo ele, países como Alemanha, França e Holanda já receberam a visita do boi azul, que acaba de chegar de Brasília (DF), após participar da confraternização da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Ainda conforme Costa, o Caprichoso está se preparando para levar, já em março, uma amostra grátis do tema do azul no próximo festival. Batizado de “Tawapayera – Aldeia Mística”, o tema é definido por ele como algo que assume uma postura mais “tribal”. “Mostraremos um pouco da música da galera e faremos uma simulação de ritual e lenda. Sempre preparamos uma lenda nova para a cunhã-poranga e um novo ritual para o pajé. No momento estamos estudando o que será mostrado em Portugal”, adianta, afirmando se tratar de uma surpresa.
Das toadas que serão tocadas, Carlos cita a atual “Ritmo de Boi”, que ele afirma ser uma das grandes apostas para o próximo festival, além da antiga “Viva a Cultura Popular”. O diretor de eventos do bumbá também concorda com a premissa de união entre os dois bois para divulgar a cultura da região ao resto do mundo. “Como no festival difundimos a preservação dessa cultura, é interessante difundirmos lá fora para convidarmos os turistas para o AM”, conclui Costa.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA