sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Apenas 27% das escolas públicas têm bibliotecas, aponta Censo Escolar

Conforme a Lei Federal nº. 12.244/10, toda escola de ensino básico é obrigada a contar com pelo menos uma biblioteca

BRASÍLIA - Toda escola pública ou privada brasileira que ofereça ensino básico precisa oferecer pelo menos uma biblioteca aos alunos. Isto é o que rege a Lei Federal nº. 12.244/10, mas apenas 33,7% das escolas do País têm bibliotecas. Quando consideradas apenas escolas públicas, o número cai para 27,5%. A informação é do Todos pela Educação (TPE) com dados do Censo Escolar de 2011, do Ministério da Educação (MEC), sobre as nove primeiras séries do ensino regular. 
Foto: Reprodução/ShutterstockFoto: Reprodução/Shutterstock

Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes 2012 (Pisa, na sigla em inglês) o Brasil está na 55º posição em leitura, o que mostra onde concentra-se da dificuldade dos alunos. O Pisa considera 65 nações. Além do Brasil figurar numa posição ruim em relação à leitura, está ainda pior em matemática (posição nº. 58) ciências (nº. 59).
A dificuldade dos alunos brasileiros em entender o que leem é diagnosticada também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), que analisa a qualidade da alfabetização das crianças que concluíram o terceiro ano do ensino fundamental. Em 2011, a prova revelou que metade dos alunos da rede pública não alcançou os níveis de leitura esperados.
"O desafio é muito grande. Teriam que ser criadas 34 bibliotecas por dia no País", avaliou a gerente-técnica do TPE, Alejandra Meraz Velasco. Ela disse que a implantação exige esforço das escolas porque, além do investimento para criação do espaço, são necessários acervo inicial - a Lei 12.244 estabelece o mínimo de um exemplar por aluno -, a catalogação dos livros e a destinação de profissional para atender os estudantes.
Hoje, o único programa de alcance nacional específico para bibliotecas escolares é o Biblioteca na Escola, do MEC, que fornece acervo às instituições de ensino de educação básica cadastradas no Censo Escolar.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA