domingo, 1 de dezembro de 2013

Prisão dos mensaleiros é aprovada por 87% dos que se dizem petistas, mostra Datafolha

Na média dos brasileiros, 86% acham que presidente do STF agiu bem ao mandar prendê-los no feriado de 15 de novembro.

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha revela que para 86% dos brasileiros, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, agiu bem ao mandar prender os mensaleiros condenados no feriado de 15 de Novembro, dia da Proclamação da República. Entre os entrevistados que se dizem simpatizantes do PT, 87% disseram que o presidente do STF agiu bem ao mandar prender os mensaleiros no feriado.
O levantamento foi feito nos dias 28 e 29 de novembro e ouviu 4.557 pessoas em 194 municípios do país. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, não é possível afirmar que a aprovação entre os que se dizem petistas (87%) é maior que a média entre todos os entrevistados (86%).

De acordo com o Datafolha, entre os que se dizem adeptos do PSDB, o percentual dos que apoiam a ação de Barbosa é de 99%, bem acima da média dos brasileiros. Para 99% dos que se disseram tucanos, o presidente do STF agiu corretamente, constatou o Datafolha.
A pesquisa quis saber ainda se os brasileiros tomaram conhecimento das prisões dos mensaleiros. A maioria dos entrevistados - 82% - respondeu positivamente.
O Datafolha perguntou ainda se Joaquim Barbosa tomou a decisão exatamente no feriado de Proclamação da República "para se promover pessoalmente" ou se "agiu de acordo com a Justiça e fez o que deveria ser feito". Para 78% dos entrevistados, ele "agiu de acordo com a Justiça". Outros 10% disseram que ele quis se promover. E 12% não souberam opinar.
Entre os que se disseram petistas, 80% acharam que o presidente do STF "agiu de acordo com a Justiça". Entre os que tomaram conhecimento do episódio, 84% afirmaram que Barbosa "agiu de acordo com a Justiça".
Na mesma pesquisa, o Datafolha simulou um cenário incluindo o presidente do STF, Joaquim Barbosa, como um dos prováveis adversários da presidente Dilma Roussef, na corrida presidencial. Dilma ficou com 44% das intenções de voto, enquanto Barbosa ficou com 15%, à frente de Aécio Neves (PSDB) com 14% e Eduardo Campos (PSB) com 9%.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/prisao-dos-mensaleiros-aprovada-por-87-dos-que-se-dizem-petistas-mostra-datafolha-10937273#ixzz2mH3vKFSd
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

O Globo

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA