A primeira etapa da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) foi entregue pelo governador Wilson Martins, nesta quinta-feira (28), em Parnaíba. O governador, acompanhado do vice-governador Zé Filho e do presidente da ZPE de Parnaíba, Mirócles Veras, participaram da solenidade de inauguração. A primeira parte da ZPE compreende a entrega do prédio administrativo, guarita de entrada e a cerca perimetral que protege os 36 hectares de área total.

A obra da primeira etapa, executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), foi orçada em aproximadamente R$ 2 milhões. Com a conclusão das duas etapas o valor do empreendimento custará R$14,5 milhões. A segunda fase da ZPE, que iniciou em agosto de 2013, tem data prevista de entrega para o segundo semestre de 2014.

De acordo com o governador Wilson Martins, a procura de empresas interessadas em investir no Piauí e se instalar na ZPE cresce na medida em que o projeto se aproxima da fase de instalação da zona piauiense de processamento. "Temos uma área de 315 hectares totalmente regulamentada, temos cartas aprovadas de instalação e estamos estudando outras, o interesse pela ZPE ultrapassou barreiras, investidores do mundo aparecem com intenções de se instalar aqui. Nesta última viagem, por exemplo, conversei com empresários chineses interessados em colocar uma fábrica de lâmpadas led aqui, estamos abertos e estudando cada proposta", revelou Wilson.

A zona de processamento de exportação piauiense vai funcionar como uma mola propulsora para o desenvolvimento aliada a condições favoráveis de infraestrutura no ramo de energia renovável, transporte e produção vegetal e industrial. "Os empresários estão animados com o projeto do Governo do Estado com a região de Parnaíba, em um futuro breve, todo esse trabalho vai trazer desenvolvimento e qualidade de vida para o nosso povo, isso mostra o trabalho do Governo do Estado, a seriedade em transformar o Piauí em um lugar melhor para o piauiense", comentou o vice-governador Zé Filho.

A expectativa é que a zona de processamento de Parnaíba seja a primeira companhia do Brasil a entrar em funcionamento por meio da exportação. "Hoje fizemos o primeiro encontro de negócios, foi um grande passo para mostrar o nosso projeto aos investidores, incentivando as empresas a se preparar para a entrega da zona de processamento no ano que vêm", destacou o presidente da ZPE de Parnaíba, Mirócles Veras.

ZPE de Parnaíba deve duplicar exportações do Piauí