sábado, 30 de junho de 2012

Projeto PROSAMIM-ITA, é esboçado com a participação do poder publico e sociedade civil, visando revitalizar várias áreas importantes do contexto urbanístico e paisagístico de Itacoatiara

Reunião no GP com os membros do Conselho e técnicos do Governo - Na foto: Arquiteta Lediane, Eng. da SEINF - Sideney, Sra. Cristiane, rep. da área afetada, Sec. Mun. de Cultura Cleutenberg e o historiador Frank Chaves


Visita de observação e monitoramento no Lago do Jauary - Passarelas de madeira da rua Adamastor de Figueiredo.

Visita na área afatada permanentemente do Bairro da Prainha - Rua João Valério
Pré-projeto do PROSAMIM-ITA - (área Lago do Jaury)

Imagem aérea do Lago do Jauary, mostra o aningal do Jauary sem habitação - cheia da década de 70

Nesta quinta-feira(28), participei da primeira reunião do Conselho Municipal responsável pelo levantamento de dados, planejamento de ações e diálogo com a sociedade, para implantação do PROSAMIM-ITA. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito, liderada pelo Secretario de Governo Adilon Pereira, juntamente com o Eng. Sidney da SEINF do Governo do Estado, da Arquiteta Urbanista Lediane, do Sr. Antonio Souza da empresa de elaboração do projeto LAGH, da Sra. Cristiane Vasconcelos, representante dos moradores da região do aningal do Jauary, do Secretario de Cultura Cleutemberg Pantoja e eu que fui escolhido junto com os demais pelas famílias das áreas afetadas para representa-los. E tudo sobre o olhar atento da imprensa municipal.
Na reunião nos foi apresentado pelo Sr. Sidney e pela Sra. Lediane, o projeto de intervenção do Lago do Jauary. Trata-se de uma proposta interessante, possui o mesmo perfil do PROSAMIM de Manaus. O projeto prevê área residencial de apartamentos em bloco, onde serão relocados os moradores do lugar, será feita também: área de convivência, espaços multiusos, áreas institucionais, playground, estacionamento, estação de tratamento de esgotos e reservatório de água. A área será cortada por um canal, por onde as águas do lago do Jauary fluirão de forma direcionada, apresentando, algumas pontes em seu percurso. Trata-se de um projeto de grande impacto social e urbanistico, mais penso que ainda deve passar pelo crivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de profissionais da área, para darem parecer sobre o grau de impacto ambiental causado com o investimento.
O projeto chega em boa hora, afinal a mais de 20 anos essa área sofre com a pressão urbana, e com o despejo de esgotos públicos direcionados para esse local, e que nunca foi solucionado. Fato que põe em risco a saúde dos habitantes que residem em sua área em torno, e até mesmo da cidade como um todo e principalmente dos que habitam sobre palafitas no seu leito. Foram identificadas mais 365 residencias no local, que inclusive, são afetadas com a sazonalidade das enchentes do Rio Amazonas, que nesse período avança sobre esse local. Causando sérios prejuízos materiais para seus ocupantes. Agora é importante reconhecer o empenho da atual administração, na busca efetiva de resolver a situação, e dotar esse que já foi um lago de águas límpidas e área de lazer da comunidade itacoatiarense, até a década de 60. Onde se encontra um importante bioma natural, bem no meio de nossa cidade, sendo este revitalizado e valorizado, irá oferecer moradias dignas aos seus habitantes, além disso, vai ofertar uma nova opção de entretenimento, da prática de esportes e de utilização urbana ordenada e planejada para os moradores e de toda comunidade itacoatiarense.
Após a reunião no gabinete do prefeito, acompanhamos a equipe de técnicos as áreas afetadas: Porto do Jauary, Lago do Jauary e Igarapé da Prainha. O projeto a princípio visa atender a área antropizada do aningal do Jauary e depois do Igarapé de Prainha. Na visita “in loco” foi identificada pela equipe a condição de intervenção na continuidade da obra da Orla da cidade, rumo ao Jauary até a imediação das pedras. Pois executar um projeto de revitalização urbana e ambiental no aningal do Jauary e não considerar a  sua continuidade, rumo a Orla do bairro, se completaria o projeto de forma mais satisfatória, até porque, se resolveria a situação das constantes enchentes da estrada Stone e de toda Orla do bairro do Jauary que tem conexão com o aningal.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA