sexta-feira, 22 de junho de 2012

Linhão de Tucuruí, um sonho que aos poucos está sendo realizado

linhao
Uma das maiores obras do Programa de Aceleramento do Crescimento, o PAC, está, literalmente, rasgando a floresta Amazônica. Tratasse do Linhão de Tucuruí, uma obra que levará energia da hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, para Manaus. Esta obra permitirá que o consumo de combustível fóssil, para geração de energia, caro e poluente, seja totalmente eliminado nas capitais de Manaus, Macapá e Boa vista, além das sedes municipais contempladas pelo Linhão, evitando a emissão de 3 milhões de toneladas de gás carbônico por ano, reduzindo o consumo anual de 1,2 bilhões de litro de óleo combustível e diesel.


Além disso, após a conclusão do Linhão, o país economizará cerca de R$ 2 bilhões por ano, o que significa que a linha de transmissão, cujos investimentos previstos são da ordem de R$ 3 bilhões, estará paga em 18 meses, fornecendo energia limpa e renovável. A construção da linha de transmissão Tucuruí, Macapá, Manaus, de aproximadamente 1.800 quilômetros de extensão, vai integrar os estados do Amazonas, Amapá e Oeste do Pará ao Sistema Interligado Nacional. Numa primeira fase o Linhão reduzira a dependência local das plantas de energia térmica em 27 municípios, ao longo da margem esquerda do Rio Amazonas.
No trecho entra os municípios de Silves, Itacoatiara e Rio Preto da Eva, onde as torres já foram erguidas e os cabos começam a ser colocados. A complexidade da obra, cruzando rios e terrenos de várzea, em plena floresta Amazônica, exigiu que sua execução estivesse de acordo com as orientações do Ibama e Funai. Foram analisados diversas alternativas para o traçado da linha, até se encontrar as que ofereciam menor impacto ambiental e interferência em áreas legalmente protegidas, como terras indígenas e unidades de conservação, chegando-se, finalmente, a seis propostas. Cada uma delas foi, então, analisada, detalhadamente, quanto ao tipo de vegetação, tipo de solo e viabilidade técnica, principalmente, no que se refere a travessias do curso d’água, que, no caso do Rio Amazonas, tinha, em algumas das alternativas propostas, até dez quilômetros de largura a serem transpostos. O sistema levou em conta, também, de que, futuramente, haja á necessidade de se acrescentar um terceiro circuito à linha, usando o mesmo corredor, além de contemplar um plano de resgate de fauna e flora em perigo de extinção.
A obra foi divida em 3 lotes, o primeiro  é de Tucuruí a Jurupari, um trecho de 264 quilômetros, o segundo Jurupari Oriximiná, com 370 quilômetros em tensão de 500 Kv, e Itacoatiara – Cariri, em Manaus , com 211 quilômetros mais as subestações associadas Itacoatiara e Cariri.
Em abril de 2011, foi concluída a montagem da primeira torre do Linhão em Manaus, com 62 metros de altura, pesado 24 toneladas. Este lote não pode deixar de se considerar, no futuro, o fornecimento de energia para o Município de Parintins, localizado a margem direita do Amazonas e uma linha de transmissão de 500 Kv para Porto Trombetas o que permitirá que ali se instale uma refinaria de alumínio para atender a produção local e das minas de Juruti.
No dia 25 de janeiro deste ano, foi assinado o contrato de concessão para a construção da Linha de Transmissão Manaus/Boa Vista, que terá 715 Km de extensão, nos estados do Amazonas e Roraima, mais as subestações Equador 500 Kv e Boa Vista 500 Kv. Alinha conectará a capital roraimense ao SIN, contribuindo ainda mais para a redução do consumo de Combustíveis Fosseis, além de possibilitar a exportação de energia do SIN para a Venezuela.(Kennedy Lyra) - (B. da Floresta)

É meus amigos(as), agora sei que a nossa cidade vai sair desse sofrimento, quando o subestação de Itacoatiara já estiver pronta e distribuindo energia do linhão para toda cidade de Itacoatiara. Outro fator importante a se considerar, é que junto com o a rede de energia, vem o cabo ótico para o fornecimento de dados em alta velocidade, isto significa que vamos ter internet banda larga de verdade. A prefeitura e a câmara de Itacoatiara, já efetivaram a doação de um terreno apara a empresa Amazonas Energia, para a construção da subestação de Itacoatiara, que será construída no terreno ao lado do antigo matadouro municipal do bairro de pedreiras. Mais a efetivação da construção da obra, ainda vai levar um tempinho, mais provável para 2013, até lá acho que ainda vamos sofrer um bom bocado com esse serviço de fornecimento falho da Amazonas energia! Enquanto isso, recomendo a aquisição de lanternas e luminárias recarregáveis, para se prevenir dos constantes apagões que castigam nossa cidade. E claro, que não poderia deixar de recomendar aos nossos agentes públicos, que se empenhem em acelerar esse processo, ou simplesmente que possam agir de forma mais dura e contundente em cima da empresa fornecedora de energia de nossa cidade e do nosso Governador, dos Senadores e dos Deputados Federais, para fazerem a sua parte e que a emrpresa fornecedora de energia faça a sua. oferecendo energia elétrica de forma mais eficiente para a nossa população, e que hajam com a rapidez e com a regularidade, assim com são hábeis para efetivar o corte do referido serviço.  (Frank Chaves)

Um comentário:

LEX MAXIMMVS disse...

Alguma novidade nesse caso do linhão e do Cabo Ótico que está vindo com a banda larga para o município?

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA