terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Governador Omar Aziz anuncia ampliação do Bumbódromo de Parintins

Atualmente, a capacidade de público do Bumbódromo é de 12,2 mil. Depois da ampliação a capacidade saltará para 17,4 mil pessoas.
Portal Amazônia, com informações da Agecom
Bumbódromo de Parintins. Foto: Diego Oliveira - Portal Amazônia
Bumbódromo de Parintins. Foto: Diego Oliveira - Portal Amazônia

MANAUS – Palco do Festival Folclórico de Parintins, o Bumbódromo, será ampliado e modernizado pelo Governo do Amazonas, com investimento de R$ 20 milhões, a partir de julho de 2012. O projeto foi apresentado pelo governador Omar Aziz durante viagem ao município (a 369 quilômetros de Manaus), no último sábado (28). A previsão é que as obras sejam inauguradas no dia 27 de junho de 2013.
O Bumbódromo, que abriga tradicional disputa dos bumbás Garantido e Caprichoso, será ampliado de 15 mil metros quadrados para 24.523,06 metros quadrados, adequando-se à nova realidade do Festival Folclórico de Parintins.  A construção é um compromisso assumido pelo governador durante o Festival Folclórico de Parintins do ano passado. “A decisão política do projeto foi tomada por mim, mas foi desenvolvido em parceria com a direção dos Bumbás e diretores de artes para que a gente pudesse fazer um trabalho de comum acordo”, enfatizou Omar Aziz.

Modificações no Bumbódromo
O projeto do novo Bumbódromo foi elaborado pelas Secretarias de Estado de Cultura (SEC) e de Infraestrutura (Seinfra) com participação da direção e da comissão de arte dos dois bois ao longo de 2011. A nova arena terá uma estrutura de concreto e perfis de aço, com ampliação de arquibancadas, número de camarotes, camarins e demais instalações. A rampa externa e o acesso às arquibancadas também serão redimensionados e toda a arena será dotada de condições de acessibilidade.
Projeto do Novo Bumbódromo. Vista da Avenida Nações Unidas em Parintins. Foto: Agecom
Projeto do Novo Bumbódromo. Vista da Avenida Nações Unidas em Parintins. Foto: Agecom
Atualmente, a capacidade de público do Bumbódromo é de 12,2 mil. Depois da ampliação a capacidade saltará para 17,4 mil pessoas. A arquibancada da galera, que atualmente suporta 7,5 mil lugares, ganhará outros 2,5 mil lugares. A área também terá banheiros reformados, além disso, um bar será construído em meio às torcidas. Para abertura da nova área, as frisas laterais serão retiradas. O Bumbódromo também ganhará mais 60 camarotes e 1.434 novos assentos na arquibancada especial. A área de camarote Vip atual possui 12 cabines. Com a reforma, serão construídas outras 26 unidades, bem como, abertura de novo camarote Vip, com outras 34 unidades.

Acessibilidade
O projeto de reforma e ampliação do palco da maior manifestação folclórica do Amazonas, também dará atenção à pessoa com deficiência. A nova arena ganhará elevadores, rampas, banheiros especiais e camarotes exclusivos para deficientes físicos. Também será implantado um piso próprio para deficientes visuais, semelhantes aos existentes no Teatro Amazonas. O Bumbódromo será totalmente sinalizado em braille, e ainda contará com cabines de descrição em libras e audiodescrição com capacidade para 100 deficientes. Segundo assessoria do governo, esse tipo de cabine é encontrado somente no Teatro Amazonas e no Teatro Municipal de São Paulo.

Novos sistemas
O novo Bumbódromo também vai contar com novas subestações, instalações elétricas modernas e subterrâneas. O sistema de iluminação também será renovado, bem como, o piso que será regularizado para suportar as alegorias. A arena será rebaixada para nivelamento do piso e será instalada rede fixa para leitura lógica das catracas, em substituição as catracas mecânicas. O sistema de sonorização, atualmente alugado, será comprado para uso permanente. Na área externa, as esculturas serão renovadas por artistas parintinenses.
Para maior segurança no Bumbódromo, será instalado novo sistema de prevenção contra incêndio, com novos extintores e mangueiras.

Reparos em 2012
Este ano, o Bumbódromo ainda terá pequenos reparos realizados anualmente, antes da realização do Festival. O investimento na restauração anual é da ordem de R$ 1,2 milhão e engloba reforma de arquibancadas, recuperação de pisos, rampas, troca e limpeza de forro, revisão das instalações elétricas e pintura completa.
“Parintins abre um conjunto de ações que este governo levará ao interior”, destacou primeira-dama Nejmi Aziz.

Um comentário:

Frank Chaves disse...

E o nosso Centro de Eventos de Itacoatiara, continua abandonado pelo Poder Publico, tanto municipal quanto estadual. Pois nunca sofreu uma reforma desde sua construção em 2003. Enquanto o Bumbódromo de Parintins, “nosso primo rico”, todo ano sofre intervenção da SEINF para receber os turistas, inclusive no dia do festival, recebe até a o governador, e nós aqui, ano passada, quase o FECANI não recebe o repasse para sua realização. É realmente muita falta de consideração com o povo de Itacoatiara, com os grupos folclóricos e carnavalescos, em fim, com os nossos artistas e com a comunidade itacoatiarense em geral.

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA