terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Extração de Potássio no AM vai demorar

Projeto é explicado em uma audiência pública

As reservas de potássio se concentram em grande parte na região do município de Autazes no AM
As reservas de potássio se concentram em grande parte na região do município de Autazes no AM (Divulgação ) 

A extração de potássio em Autazes está prevista para daqui a seis ou sete anos, mas ainda não se sabe que empresa beneficiara a matéria-prima em fertilizante.
Entretanto, o trabalho de exploração na área acontece desde 2008 e no último final de semana os autazienses conheceram mais detalhes do projeto em uma audiência pública, realizada na quadra de esportes central do município, a 161 quilômetros de Manaus.
A reunião durou cerca de duas horas e teve a participação de prefeitos da região, do deputado Estadual Sinésio Campos (PT) e na plateia dezenas de funcionários públicos e moradores de Autazes, curiosos em entender o que é potássio e como poderão ser beneficiados. Mas entre vozes de autoridades e contrariando o significado de audiência pública a população não teve voz para questionar.
Para A CRÍTICA o aposentado José Alairdes da Silva disse acreditar que a exploração de potássio deve trazer melhorias para os autazienses e para a cidade, isso se houver interesse municipal. “Fala-se em potássio em Autazes há muitos anos, mas nenhum político trabalhou nesta causa. O atual prefeito não é muito aceito pela população, mas se conseguir concretizar esse projeto mudaremos nossa opinião sobre ele”.
Para o desempregado Berg dos Santos o assunto ainda é uma incógnita, mas Autazes precisa de uma economia sustentável, pois, segundo ele, há dezenas de desempregados que não tem onde ser empregados.
O carpinteiro Manoel Vasconcelos afirma que se o prefeito não for corrupto pode ser que com a exploração do mineral beneficie a população e traga novas oportunidades. O estudante Renato Gamboa é um dos autazienses já beneficiados com o início da exploração do minério no município.
Há um ano trabalha como serviços gerais na empresa Potássio Brasil - que tem perfurado pontos do município para localizar o mineral. “Faço curso técnico em negócios, mas já estou interessado em fazer algo na área de geologia ou algo mais próximo da mineração”.
De acordo com a Prefeitura de Autazes, a população terá acesso a cursos profissionalizantes para atuar no segmento. O prefeito do município, Wanderlan Sampaio, disse que atualmente 30% dos funcionários da Potássio do Brasil são autazienses e isso deve aumentar nos próximos anos.

Um comentário:

Frank Chaves disse...

UMA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR.CADÊ A SILVINITA (Potássio) DE ITACOATIARA? POIS JÁ BASTA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA E BLÁ-BLÁ-BLÁ, QUEREMOS VER AÇÃO EFETIVA, A COISA ACONTECENDO. CHEGA DE MARCAR REUNIÃO PARA MARCAR OUTRA REUNIÃO, PRA OUTRA REUNIÃO. EM FIM, É REUNIÃO QUE NÃO CABA MAIS, E O MANDATO JÁ ESTÁ ACABANDO, E NADA DE CONCRETO FOI FEITO ACERCA DESSE ASSUNTO! É VERGONHOSO!

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA