terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ALE volta do recesso com mensagem do governador e sem grandes propostas

Omar Aziz fará a leitura da mensagem governamental, com o balanço das ações de todos os órgãos do governo em 2011 e as metas de sua gestão para 2012.

Omar Aziz vai fazer um pronunciamento em sessão presidida por Ricardo Nicolau. Foto: Danilo Mello/ 
Acervo-DA Omar Aziz vai fazer um pronunciamento em sessão presidida por Ricardo Nicolau.

Manaus - Após o recesso de 45 dias, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) retoma suas atividades parlamentares, nesta quarta-feira (1º), em uma sessão especial com a presença do governador Omar Aziz (PSD). Ele fará a leitura da mensagem governamental, com o balanço das ações de todos os órgãos do governo em 2011 e as metas de sua gestão para 2012. A sessão será presidida pelo presidente da Casa, Ricardo Nicolau (PSD).
Omar Aziz vai destacar em sua mensagem, segundo a Agência de Comunicação do Governo (Agecom), a implantação do projeto de segurança pública ‘Ronda nos Bairros’; inauguração de novas Unidades Básicas de Sáude (UBSs), como o Hospital da Zona Norte; obras de uma nova etapa do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim); criação de dez núcleos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no interior; oferta de 30 mil vagas no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e as obras da Copa do Mundo de 2014. 
O parlamento, em contrapartida, não deve trazer novidades ou surpresas neste início de recesso. Segundo o presidente da ALE, Ricardo Nicolau (PSD), não existe nenhum item principal de prioridades e a Casa vai dar continuidade à discussão de projetos apresentados ainda ano passado, como o fim do auxílio paletó, de autoria de José Ricardo (PT), e o fim do recesso do meio do ano do deputado governista Belarmino Lins (PMDB).
Ricardo Nicolau disse que o objetivo da Assembleia será apreciar o maior número possível de projetos. “Não temos uma prioridade específica. Vamos continuar com o mesmoritmo de análise e aprovação dos projetos. Hoje só temos projetos do Ministério Público. O Tribunal de Contas do Estado deve mandar outros”, disse.
O início e a conclusão de obras também estão previstos para 2012, como a ampliação do prédio da ALE e a contrução de uma passarela, edifício-garagem, centro de saúde e de uma creche.
O vice-presidente da Assembleia, Marcos Rotta (PMDB), destacou que o parlamento deve debater a questão dos haitianos, energia elétrica, segurança pública e questões ligadas à defesa do consumidor. “Vamos nos aprofundar nessa questão (imigrantes haitianos). Vamos também verifica como está a situação dos Procons e ver como as Câmaras Municipais poderão ajudar na implementação no interior”.
O clima na bancada de oposição também é de continuar a atuação do ano passado. José Ricardo (PT) afirmou que irá colocar na pauta a discussão do orçamento do Estado. “O orçamento precisa ser discutido em cada município. É uma forma de democratizar o orçamento público”, avalia.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA