Sinésio e a solução para o lixão de Itacoatiara
04 Novembro 2011 - Posted in Cidades
Após a intermediação do deputado Sinésio Campos, junto aos órgãos estaduais, prefeitura de Itacoatiara e o frigorífico Ativo Alimentos, com o objetivo de resolver o problema do lixão de Itacoatiara, nesta sexta-feira (04), à tarde tarde, foi assinado o Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental (TACA), entre o prefeito Antônio Peixoto e o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (IPAAM), representado pelo seu presidente, Antônio Stroski. O objetivo do TACA é determinar prazos e deveres para que a prefeitura de Itacoatiara adeque um novo local, para implementação do novo aterro sanitário da cidade e desativação do atual, que atualmente, está cercado por residências e impede que o frigorífico possa funcionar adequadamente.
Esse compromisso servirá para melhorar a situação do destino do lixo doméstico e hospitalar, possibilitando o funcionamento do frigorífico. A solução encontrada, por intermédio de Sinésio Campos começará a ser sentida pela população já nos próximos 45 dias, prazo que o IPAAM deu à prefeitura de Itacoatiara para adequações.
Para o prefeito Antônio Peixoto, o deputado Sinésio cumpriu o seu papel como parlamentar de modo exemplar. “A tarefa dele foi dupla: ao mesmo tempo em que articulava a assinatura deste TACA, tentava obter recursos para que a prefeitura consiga construir o aterro sanitário permanente”, explicou.
O proprietário do frigorífico Ativo Alimentos vê com alegria o interesse da prefeitura em resolver o problema de vez. “Estamos vendo um interesse muito grande da prefeitura e do deputado Sinésio Campos para conseguir verbas e assim ajudar a cidade e a população, pois com o funcionamento do frigorífico muitos empregos serão criados na cidade. O deputado Sinésio foi o grande articulador desse empreendimento”, afirmou.
O presidente do IPAAM, Antônio Stroski, resumiu em poucas palavras o objetivo do órgão. “Resolver os problemas de maneira que a população saia beneficiada é o interesse do IPAAM e do governo do Estado do Amazonas”, falou.
Por telefone, de Manicoré, o deputado Sinésio saudou o compromisso entre o IPAAM e a prefeitura de Itacoatiara. “Fico feliz em ver o resultado do nosso trabalho. Mesmo de longe quero deixar um abraço para o Peixoto e o Stroski e parabenizá-los por esse avanço que só trará alegria e progresso para a cidade de Itacoatiara”, disse ele. (fonte: Blog da Floresta)
Agora meus amigos nota-se uma preocupação muito maior com o funcionamento do frigorífico, do que com a qualidade de vida da população. Pois nas entrelinhas da negociação, ha a intenção do dono do frigorífico em trocar parte da sua área da estra, pela área toda da lixeira na cidade. E por outro lado, a assinatura deste TACA, o lixão do bairro de São Jorge vai continuar sendo explorado por mais 2 anos, enquanto se viabiliza o novo aterro sanitário no km 25, pois trata-se de um investimento a logo prazo. Por outro lado, não está sendo considerado que a população que mora em torno da nova área a ser explorada, não está satisfeita com esta mudança, pelo fato de ter muitas nascentes de rios nas proximidades do empreendimento. O fato é que, deve haver uma solução imediata para a retirada desse lixão a céu aberto, localizado bem no meio da cidade, e que está afetado a população, com os incêndios constantes que atingem a lixeira, causados pelo vazamento constante de gás metano, cuja fumaça prejudica a saúde da população que reside em áreas próximas. A final, essa não é hora de mostrar quem é o pai da criança, é hora de se resolver o problema! Além disso, é interessante melhorar o serviço de coleta de lixo, equipar os servidores da limpeza pública com EPIs, pois os funcionários da Secretaria de limpeza, não apresentam nenhum tipo de equipamento de proteçao individual. Mas talvez tudo isso seja irrelevante, vamos ver na prática. Pois pra isso se paga imposto, para se ter serviços públicos básicos com eficiência e eficácia, e não para se estar privilegiando A ou B. Enquanto isso, vamos esperar o desfecho o eficiente projeto para o bem da nossa população.
(Blog Frank Chaves)
Nenhum comentário:
Postar um comentário